Com objetivo de apresentar temas atuais às crianças de forma lúdica e de incentivar a leitura, o escritor Raul Marques lança dois livros de literatura infantil. O lançamento será realizado no dia 18 de janeiro de 2020, das 16h às 19h, no Riopreto Shopping.

            O livro 'A revolução das crianças' apresenta um tema atual, importante e que pode ser trabalhado desde cedo: a imigração. A história foi criada após sucessivas mortes de refugiados na Europa e a vinda de haitianos para o Brasil.

 "A narrativa trabalha a importância de incentivar a criança a receber, com humanidade e braços abertos, tanto os colegas que vieram de outros países como os que mudaram de estado, de cidade e até de escola. Quando as mãos são estendidas sem preconceito, a adaptação é mais simples", aponta o autor.   

A obra ilustrada por Vanessa Alexandre foi editada pela Penalux e venceu o Prêmio Nelson Seixas de Literatura 2019, da Prefeitura de São José do Rio Preto.

            Já o livro 'O menino que reinventou o mundo' narra a jornada de João, um menino esperto, criativo e que enxerga o mundo a sua maneira. Ele desenvolve brinquedos lúdicos ao usar algo simples e sempre à disposição: a imaginação.

"A história foi inspirada em meu filho, o João Pedro, de 4 anos. Ao observá-lo no dia a dia, notei que as crianças não precisam de grandiosa infraestrutura, com dispendioso custo financeiro, para brincar, aprender e se divertir", afirma Raul Marques.  

As brincadeiras podem e devem contar sempre com apoio da imaginação, da criatividade e do lúdico. "O público infantil é bombardeado em todas as plataformas com sucessivos lançamentos de brinquedos, de novas tecnologias e de objetos que, muitas vezes, não acrescentam muita coisa. É possível se divertir de outras formas".

João, apresenta, com exemplos práticos do seu cotidiano, como é possível transformar uma meia em bola de futebol, a cortina em esconderijo e um cobertor grande em cabana. Outro objetivo também é oferecer ferramentas a pais e responsáveis sobre necessidade de incentivar a criança a brincar.

            O livro tem ilustrações de Felipe Tognoli e edição do Grupo Editorial Letramento. Venceu o Prêmio Proac Municípios/Nelson Seixas, realizado pela Prefeitura de São José do Rio Preto em parceria com o Governo do Estado.  

 

Quem é o autor

Raul Marques nasceu em São Paulo e mora no interior paulista há 20 anos. É formado em jornalismo e trabalhou como repórter durante 12 anos. Escreveu mais de 500 reportagens – a maioria focada em contar histórias humanas. Desde 2016, dedica-se aos livros. Sua produção se divide em duas vertentes. De um lado, há o material autoral, em campos como poesia, biografia, literatura infantil e crônica. Do outro, obras para empresas. Tem 15 livros publicados, entre os quais três infantis.

Prefeitura e Senai abrem vagas para curs…

17-03-2020 Hits:227 Educação Fabio

Parceria que se solidifica a cada capacitação. A Prefeitura de Catanduva, em parceria com o Senai, está com inscrições abertas para o curso de auxiliar administrativo. As vagas são limitadas...