Já estamos em abril e só agora o orçamento federal para 2021 foi aprovado. Finalmente! Mas não precisava ser assim. Coloco esse débito na conta da irresponsabilidade da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Porém, isso não significa que despesas e investimentos estejam equacionados. O orçamento aprovado é um pesadelo, pois começa com o absurdo de subestimar R$ 17,6 bilhões porque considera um valor menor para o reajuste do salário mínimo em 2021.

Especialista explica os prós e contras dessa categoria, que já é maioria em grande parte dos estados brasileiros

A palavra "genocida" está na pauta do dia. Substantivo e adjetivo com dois gêneros, cuja etimologia está na junção do prefixo "geno", com o sentido de "raça", e do sufixo "cida", determinando o ou a "que mata". Genocida é quem extermina muita gente em pouco tempo.

Marcelo Godke, advogado em Direito Empresarial e professor do Insper, defende que um amplo sistema de garantias para concessão de empréstimos e uma reforma tributária justa seriam mais importantes para as empresas do que o apoio do Estado

As despesas com médicos, dentistas e hospitais podem ser deduzidas do seu IR e, não há limite de valor. Valem as despesas do contribuinte, dos dependentes e alimentandos. Mas, é preciso comprovar os gastos com notas fiscais e recibos, além de guardar os comprovantes por cinco anos. O que for reembolsado não pode ser deduzido.

O termo vai além de uma tendência educacional e sim uma necessidade de adaptação para as gerações futuras

São relevantes e estratégicas as informações divulgadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, de que o Brasil ampliou o número de destinos das exportações de etanol de 19 para 37 países, entre 2019 e 2020.

Adotada em setembro de 2015 por 193 Estados Membros da ONU (UN General Assembly Resolution 70/1), a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável abrange o crescimento econômico, a erradicação da pobreza, da miséria e da fome, a inclusão social, a sustentabilidade ambiental e a boa governança em todos os níveis, incluindo paz e segurança. É um plano de ação universal, integrado e composto de 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).

Estão isentos a pensão e os rendimentos pagos a titulo de aposentadoria ou por entidade de previdência complementar, a partir do mês em que a pessoa completar 65 anos de idade, até o valor de R$ 1.903,98 por mês, valor esse isento pela tabela do IRPF vigente atualmente. Os valores recebidos a esse titulo que passarem de 1.903,98 estão sujeitos a tributação normal.