O ser humano é sempre movido por algum motivo, seja este consciente ou inconsciente. Mas eles ocorrem tão espontaneamente, que Freud os descreve ligando um evento consciente a outro, sendo que no inconsciente estão as pulsões, duas forças complementares: pulsão de vida e de morte.

O assunto é sempre empolgante para estudos e discussões, como para os famosos psicanalistas Carl Gustav Jung e Jacques Lacan, seguidores de Sigmund Freud, e nas artes, onde se acaba recorrendo com frequência ao inconsciente para explicações e reflexões.

Pensando nessa riqueza de conteúdo, o ciclo de março do Riopreto Shopping Cultural convidou cinco profissionais de linhas diferentes da psicologia para abordar o tema.

As duas primeiras palestras, dias 02 e 09, serão com os psicólogos cognitivos-comportamentais, Alexandre Caprio e Mara Lúcia Madureira. Eles abordarão os temas: 'Consciência e coerência' e 'O inconsciente e as tomadas de decisões', respectivamente.

No dia 16 é a vez da psicóloga analista transacional, Kátia Ricardi de Abreu, que falará sobre 'A ponte entre o consciente e o inconsciente é o autoconhecimento. Para quê serve atravessá-la?'

As duas últimas palestras do mês ficam com os psicanalistas Renato Dias Martino, 23,  e Telma Abrahão, 30. Os dois abordarão os temas: 'O inconsciente: um mundo desconhecido', e 'A importância da cultura e da sociedade na constituição do sujeito consciente e seu dia a dia', respectivamente.

As palestras são abertas e gratuitas e acontecem sempre às segundas-feiras, às 20h, no lounge do Café do Ponto, no Riopreto Shopping.

Fonte: BoniPeixe Comunicação

Futuro da Copa SP de Basquete pode ser d…

27-04-2020 Hits:183 Esportes Fabio

O futuro da Copa São Paulo de Basquete Feminino pode ser definido na próxima quinta-feira, 30 de abril. É que neste dia, será realizada videoconferência entre a Federação Paulista de...