A Secretaria de Saúde de Catanduva iniciou os preparativos para executar a nebulização no combate ao Aedes aegypti usando um novo inseticida. O Cielo foi enviado ao município pelo Ministério da Saúde e requer novas técnicas de aplicação. O serviço será desenvolvido nos bairros onde há casos de transmissão de dengue, além de locais onde tenham muitas pessoas com sintomas da doença.

Conforme a dinâmica de trabalho, o nebulizador será direcionado às portas, janelas e vidros do imóvel, que devem estar abertos para facilitar a entrada do inseticida. Cada um desses pontos receberá um jato de fumacê para melhor tratamento dos cômodos contra o mosquito. Antes, com o inseticida Malathion, a nebulização era feita apenas no entorno das residências.

“O novo inseticida eliminará os mosquitos adultos que estiverem no imóvel no momento da aplicação. Para evitar novos focos do mosquito, o morador deverá ser manter uma rotina de eliminação de recipientes que possam acumular água”, ressalta Daniela Bellucci, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde.

A profissional pede que os moradores recebam os agentes em suas residências. Outra recomendação é manter cobertos alimentos, água e utensílios de cozinha; recolher roupas penduradas no varal; guardar bebedouros de animais, gaiolas de passarinhos e aquários; retire roupas de cama, mesa e banho em uso; mantenha em local coberto carros, bicicletas, triciclos, carrinhos de bebê e andador.

Durante a aplicação do inseticida, os moradores deverão permanecer na calçada do outro lado da rua, acompanhados, quando houver, das crianças, recém-nascidos e idosos, bem como dos animais. Só deverão retornar ao imóvel após 30 minutos.

Pessoas doentes ou acamadas deverão ficar em cômodo fechado e nele permanecer por 30 minutos após a aplicação. É aconselhável a vedação de frestas das portas e janelas, neste caso.

Boletim

A Secretaria Municipal de Saúde atualizou as notificações por dengue na terça-feira, dia 7. Catanduva registrou 5.694 casos confirmados, desde o começo do ano. No período, 2.702 diagnósticos deram negativo e 1.718 exames estão em investigação.

Fonte: Prefeitura de Catanduva

Inverno e quarentena: condição perfei…

31-05-2020 Hits:288 Vida / Estilo Fabio

Uso de anti-inflamatório e suplementos são importantes no tratamento dessa doença, recomenda a Vetoquinol Saúde Animal.