Quando o despertador toca às 5h da manhã você pula da cama ou ativa o modo soneca até a hora de se atrasar? Para muitos, acordar cedo é um estilo de vida, para outros, o dia ficaria perfeito se só começasse depois do almoço.

 

De acordo com estudos realizados pela Universidade de Educação de Heidelberg, na Alemanha, acordar cedo pode trazer diversos benefícios para a sua saúde, melhorando a qualidade de vida e disposição, porém, os benefícios de uma rotina diurna vão além da melhora da saúde. E falaremos mais deles adiante!

 

Para entender a facilidade ou dificuldade de uma pessoa em acordar cedo precisamos falar de cronotipo, que nada mais é que a predisposição natural de cada pessoa a ter picos de energia ou de cansaço a depender da hora do dia.

 

Isso significa que há fatores biológicos que justificam a animação de alguns e a sonolência de outros pela manhã. Confira a seguir os 3 tipos de cronotipo existentes:

1 – Matutino ou diurno

É a famosa turma do galo! São pessoas que possuem o pico de produção de melatonina, hormônio responsável por regular o ciclo do sono, antes da meia-noite. Esse grupo de pessoas atinge o pico de produtividade nas primeiras horas do dia. No começo da noite, já estão mais sonolentas, dormindo das 22h às 6h.

 

2 – Vespertino ou noturno

Modo soneca, ativar! Os vespertinos são as pessoas que sentem mais dificuldade em acordar cedo porque o pico de produção de melatonina pode acontecer até às 6h da manhã. Esse grupo tende a dormir de madrugada e acordar próximo da hora do almoço, atingindo o pico de produtividade no começo da tarde.

3 – Intermediário

Nem muito cedo, nem muito tarde! Pessoas com esse cronotipo tendem a dormir por volta da meia-noite e acordam às 8h da manhã, sendo mais flexíveis na execução das atividades ao longo do dia, já que o pico de produtividade acontece entre o final da manhã e começo da tarde.

Quais são os benefícios de acordar cedo?

Acordar cedo pode ser difícil, mas traz benefícios como aumento da produtividade e melhora na qualidade da saúde. Nas primeiras horas da manhã, nosso corpo é estimulado a produzir o cortisol, um hormônio que regula nossos níveis de estresse.

Esta produção também contribui para aumentar nossa energia e nos ajuda a realizar as tarefas planejadas.

 

É importante lembrar que o aumento da produtividade não está relacionado apenas a trabalhar ou estudar mais, mas sim, a organizar-se para ter tempo disponível para fazer algo que deseja como passar mais tempo com a família, fazer uma atividade física que gosta, conseguir terminar aquele livro que está parado na estante ou ter mais tempo livre para praticar o autocuidado.

Fonte: Lauanda Gomes

Polícia Civil de Catanduva deflagra Operação “Dose Fatal” e prende suspeito por venda de bebidas adulteradas

Leia mais...

Profissionais da FPA participam de congresso estadual de RH na área da Saúde

Leia mais...

Handebol SMEL Catanduva garante vaga no Final Four da Liga Brasil de Handebol

Leia mais...

Polícia investiga denúncia de negligência médica após homem morrer no banheiro de UPA em Catanduva

Leia mais...

Dois carros capotam em grave acidente entre Catiguá e Tabapuã

Leia mais...

Catanduva se destaca na 3ª etapa do Campeonato Paulista de Orientação

Leia mais...