Da esquerda para a direita, José Eduardo Damiani da Silva, presidente do Rotary Club de São José do Rio Preto-Alvorada; Dr Alceu Cheire Filho, ortopedista do Hospital de Base, e Marco Aurélio Maset, governador do distrito 4480 do Rotary International

O Hospital de Base (HB), referência regional em atendimentos pelo SUS e parte do complexo Fundação Faculdade Regional de Medicina de São José do Rio Preto (Funfarme), foi contemplado com o anúncio da doação de 60 órteses ortopédicas destinadas ao tratamento de Pé Torto Congênito. A entrega foi oficializada na última quinta-feira, 10 de julho, em cerimônia promovida pelo Rotary Club São José do Rio Preto - Alvorada.

As órteses serão utilizadas no Ambulatório de Especialidades do HB, que oferece, de forma totalmente gratuita, o tratamento completo da condição através do método de Ponseti, protocolo reconhecido internacionalmente como o mais eficaz na correção do Pé Torto Congênito. Neste método, o uso de órteses tipo bota é fundamental para manter a correção conquistada nas etapas iniciais, equipamentos estes que podem custar até R$1 mil no mercado.

Com a doação, o hospital irá oficializar seu banco de órteses, garantindo mais segurança e continuidade ao tratamento de crianças atendidas pelo SUS. "Atualmente temos um acervo de órteses que funciona com base de doação de outros pacientes, mas temos um volume limitado para o tamanho da demanda de pacientes que precisam. Com essa parceria do Rotary, a gente vai conseguir oficializar o banco de órteses da clínica de Ponseti do HB, para atender os pacientes que precisarem em nosso ambulatório", cita Dr. Alceu Fornari Chueire Filho, ortopedista do HB.

"Essa parceria surgiu através do Dr. Ricardo Innecco de Castro, médico e rotariano, antes da pandemia, que alertou o Rotary Club de São Carlos-Norte sobre a necessidade de órteses para o tratamento de crianças com pé torto congênito. Nessa conversa, percebemos que vários pontos do Brasil precisavam também. O Rotary então entrou com o Rotary International Alemanha, distritos 1830 e 1860, através da Fundação Rotária, e conseguimos fazer a parceria para fornecer as próteses. Em Rio Preto, o Rotary Alvorada abraçou a causa e entrou em contato com o Dr. Alceu para concretizarmos a parceria com o HB", explica João Passos Nogueiro Filho, associado do Rotary Club de São José do Rio Preto- Alvorada.

"É uma satisfação muito grande a filosofia do Rotary fazer projetos, pessoas que se destacam na sociedade, pessoas que abrem portas e conseguem ajudar. E  isso vindo ao nosso encontro, ficamos muito felizes em poder ajudar a sociedade da região", complementa o rotariano.

O serviço é conduzido por uma equipe médica altamente qualificada do HB, composta pelos especialistas Dr. Guaracy Carvalho Filho, Dr. Helencar Ignácio, Dr. Márcio Figueiredo, Dr. Alceu Fornari Chueire e Dra. Marcella Brandão. "É uma iniciativa que fortalece nosso compromisso com o atendimento de excelência e totalmente gratuito à população", completa o especialista.

Fonte: InterMídia

Polícia Civil de Catanduva deflagra Operação “Dose Fatal” e prende suspeito por venda de bebidas adulteradas

Leia mais...

Profissionais da FPA participam de congresso estadual de RH na área da Saúde

Leia mais...

Handebol SMEL Catanduva garante vaga no Final Four da Liga Brasil de Handebol

Leia mais...

Polícia investiga denúncia de negligência médica após homem morrer no banheiro de UPA em Catanduva

Leia mais...

Dois carros capotam em grave acidente entre Catiguá e Tabapuã

Leia mais...

Catanduva se destaca na 3ª etapa do Campeonato Paulista de Orientação

Leia mais...