A Associação Mahatma Gandhi, responsável pela gestão de saúde pública em Catanduva-SP, comemora uma excelente notícia: o prêmio Luiza Matida, outorgado pela Secretaria Estadual de Saúde com base no trabalho que o município desenvolveu nas ações para eliminação da transmissão vertical do HIV, ou seja, a contaminação passada de mãe para filho, durante a gravidez ou durante o parto.

Municípios com mais de cem mil habitantes concorreram ao prêmio, que também leva em conta outros indicadores de impacto, como cobertura mínima de quatro consultas de pré-natal para 95% das gestantes e oferta de pelo menos um exame de testagem de HIV. Catanduva foi uma das cidades premiadas no Estado de São Paulo.

O trabalho realizado pela Associação Mahatma Gandhi na gestão de saúde tem gerado reconhecimento nas mais diversas áreas de atuação e para o presidente Dr. Luciano Lopes Pastor, o prêmio é resultado da excelência do trabalho desenvolvido pelas equipes, em plena sintonia com os objetivos propostos pela Prefeitura Municipal de Catanduva, através da Secretaria Municipal de Saúde. Juntos, focamos e trabalhamos para proporcionar um atendimento digno à nossa população, obedecendo e sempre buscando superar os parâmetros estabelecidos para a saúde pública em nosso país e realizando ações de prevenção, acompanhamento e tratamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis e AIDS. Agradecemos em especial nossas equipes assistenciais que atuam com talento e dedicação”.

E nossa satisfação é ainda maior quando mais duas cidades, cuja saúde pública é gerida pela nossa instituição, também receberam o prêmio: Araçatuba e Novo Horizonte, o que evidencia a qualidade e o comprometimento de nosso trabalho”, complementa o vice-presidente da Associação Mahatma Gandhi, Marcelo Bauab de Carvalho.

A entrega do prêmio acontecerá durante a Semana Paulista de Mobilização Contra a Sífilis e Sífilis Congênita, que o Programa Estadual de IST/Aids-SP em parceria com a Atenção Básica e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) realizará no próximo dia 05 de dezembro, das 10h00 às 16h, no Centro de Convenções Ibirapuera HSPE.

QUEM FOI LUZIA MATIDA: A denominação do prêmio é uma referência à médica pediatra e sanitarista Luiza Harunari Matida, falecida em 2014, trabalhou durante 20 anos no Centro de Referência e Treinamento do Programa de DST/AIDS-SP da Secretaria de Estado da Saúde, coordenou a elaboração e a implantação de políticas públicas e estratégias para a eliminação da transmissão vertical de HIV e Sífilis do Programa Estadual de DST/Aids. Em homenagem a Luiza Matida, o Programa Estadual DST/Aids-SP deu o nome dela ao prêmio, destinado aos municípios do Estado de São Paulo que alcançarem a meta de eliminação da transmissão vertical de HIV e Sífilis Congênita.

Fonte: Associação Mahatma Gandhi

HPA capta rins, córneas e fígado

09-04-2020 Hits:1621 Saúde Fabio

Neste dia 8 de abril, rins, córneas e fígado seguiram para São José do Rio Preto ao encontro de receptores compatíveis que aguardam na fila de espera, após nova captação...