A Secretaria Municipal de Saúde vai priorizar atendimentos de urgência e emergência durante o período de pandemia do coronavírus. A medida visa concentrar esforços para prevenção ao contágio. Com essa finalidade, a secretaria publicou a Resolução nº 04/2020, que estabelece diretrizes para o funcionamento dos serviços de saúde sob gestão municipal para o enfrentamento do Covid-19.

Dentre as regras, os atendimentos odontológicos de caráter eletivo estão suspensos. A partir de agora, serão mantidos apenas as urgências e emergências odontológicas. As atividades em grupos, bem como sessões coletivas de tratamento terapêutico estão suspensas. A mesma determinação é válida para sessões de fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia de caráter eletivo.

Os atendimentos ambulatoriais especializados de caráter eletivo também se enquadram à medida, desde que sem prejuízo à evolução clínica do paciente.

De acordo com a resolução, as unidades de saúde que suspenderem os atendimentos de caráter eletivo deverão contatar os pacientes para orientar sobre o cancelamento do atendimento e posterior reagendamento de consultas, exames e demais procedimentos. Nesses casos, a suspensão deve levar em consideração se os benefícios da suspensão do atendimento com a finalidade de promover o isolamento social superam os prejuízos da evolução clínica do paciente.

Para o transporte de pacientes, haverá precauções. Os que apresentarem sintomas de gripe não serão transportados. Isso somente será permitido em casos de terapia renal, tratamento oncológico, gravidez de alto risco e consultas para diagnósticos de câncer e aquelas necessárias à continuidade de terapêutica farmacológica.

Além disso, o transporte de pacientes deve ser restrito, com número limitado de passageiros, e todas as medidas de precaução deverão ser adotadas, conforme preconiza a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Fonte: Prefeitura de Catanduva

Confira a Programação do Sesc Catanduv…

09-03-2020 Hits:219 Cultura Fabio

O Palhaço Kapilé mostra que é um mágico de verdade e que ninguém vai atrapalhar sua apresentação, nem mesmo a pequena Pinguinho.