A cada 1.461 nascimentos registrados no Estado, um é do dia 29 de fevereiro. Os dados são da Associação Nacional dos Registradores de Pessoais Naturais (Arpen). A pequena Alice Avelar Lopes, nascida no último sábado, 29, no Hospital Unimed São Domingos (HUSD), é uma delas. 

Filha de Mateus Lopes e Letícia Silveira Marena de Avelar Lopes, Alice nasceu às 7h20, por cesariana, com 48 centímetros e pouco mais de três quilos. Participaram do parto a equipe médica do obstetra Valentim Fiori Sestito e o pediatra Marco Aurélio Zanin Canoza, ambos cooperados da Unimed Catanduva. 

Segundo Letícia, a primogênita veio ao mundo com uma grande missão. Ela nasceu um dia após o falecimento da avó materna, Ana Cristina Marena de Avelar, 47. “De certa forma, ela amenizou nossa dor. O parto de Alice estava agendado para hoje (2). Minha mãe estava em tratamento de um câncer de intestino. Embora aparentemente bem, recebi a notícia da sua morte na sexta-feira, 28, e fiquei em choque. Na madrugada, senti as primeiras contrações e, pela manhã, Alice nasceu”, relembrou Letícia. 

Apesar do triste momento, Letícia confessa que chegou a imaginar que a filha poderia nascer no dia responsável pelo ano bissexto. “Cheguei a falar com meu marido: ‘já pensou se nasce no dia 29?’ Mas, não imaginava o que estava por vir”, relata.
 
Aniversariar de quatro em quatro anos é uma raridade. Os pais já decidiram que Alice comemorará seu 1º aninho no dia 1 de março e, a cada quatro anos, irá celebrar seu aniversário no dia 29 de fevereiro.

Outros nascimentos 

De acordo com o cartório de Registro Civil de Catanduva, em 2016 nasceram quatro bebês bissextos no munícipio, um deles – um menino – no Hospital Unimed São Domingos. 

Ano bissexto 

Assim como em outros anos bissextos, 2020 terá 366 dias. Isso ocorre porque a Terra leva 365 dias, cinco horas e 48 segundos para completar a volta em torno do Sol. Matematicamente, seria necessário mais um dia, a cada quatro anos, para compensar esse período: o chamado ano bissexto. 


Fonte: Patrícia Santos / Unimed Catanduva

Max chega a Catanduva como opção para …

28-05-2020 Hits:307 Economia Fabio

Para atender desde a dona de casa que quer comprar em pequeno volume ou grandes quantidades até o varejista que busca boas oportunidades de negócios, o Max Atacadista abriu as...