A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (7) o Projeto de Lei 4559/2024, de autoria do deputado Luiz Carlos Motta (PL-SP), que inclui a aracnoidite — condição rara que inflama as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal — na legislação que garante direitos às pessoas com deficiência.

Em seu parecer, a relatora deputada Clarissa Tércio ressaltou que o reconhecimento jurídico da doença é essencial para romper ciclos de exclusão e garantir proteção social a quem convive com a condição.

O texto altera a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, a Lei dos Planos de Benefícios da Previdência Social e a Lei do Atendimento Prioritário, assegurando às pessoas com aracnoidite acesso a todos os direitos e prioridades previstos no Estatuto da Pessoa com Deficiência, como benefícios previdenciários, atendimento prioritário e inclusão em políticas públicas específicas.

Agora, a proposta segue para análise nas comissões de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família; Saúde; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania. Para se tornar lei, o texto ainda precisa ser aprovado pelo Plenário da Câmara e pelo Senado Federal.

Segundo Motta, a aprovação é um passo importante para garantir mais dignidade e assistência adequada:

“É preciso reconhecer as dificuldades enfrentadas por quem convive com a aracnoidite e assegurar que esses cidadãos tenham acesso a políticas de apoio, benefícios e atendimento prioritário. Incluir essa condição como deficiência é garantir direitos e combater a exclusão.”

Fonte: Comunic Comunicação Estratégica

O cerco aos juros abusivos: como a tecnologia e as regras claras blindam o consumidor de práticas predatórias?

Leia mais...

Polícia Civil cumpre 11 mandados. prende dois por tráfico e apreende drogas em Catanduva

Leia mais...

Dia Mundial da Alfabetização e a importância de respeitar etapas do aprendizado da leitura

Leia mais...

INFRAESTRUTURA VIÁRIA: O foco do DER-SP nas vicinais da região de Rio Preto

Leia mais...

São José do Rio Preto recebe ações de escuta e humanização durante o Setembro Amarelo

Leia mais...

Famerp abre Vestibular 2027 com 160 vagas e reforça tradição na formação de profissionais da saúde

Leia mais...