A educação em casa e de bem com o meio ambiente. Os alunos do Ensino Fundamental da escola Armando Prandi têm contato mútuo com a natureza durante a quarentena. A atividade faz parte da disciplina de Práticas de Educação Ambiental para a Cidadania e tem um novo projeto a ser desenvolvido a cada semana.

Para construir adultos do futuro, cada vez mais preocupados com o meio ambiente, o educador Vanderson Ricardo Gallo ensina as crianças a produzirem vasinhos de plantas, hortas, tudo com material que é possível encontrar em casa. O conteúdo é compartilhado com as turmas na plataforma de aulas on-line da rede municipal. 

“Para nós professores, toda essa situação que estamos vivenciando é uma novidade e um desafio. Estou aprendendo muito com tudo isso e me reinventando como educador. Quando vejo a resposta dos alunos e dos pais, me sinto realizado, porque a gente está tendo uma participação tão bacana, reunindo as famílias. Tudo isso graças à equipe que tenho, que me apoia, como a minha diretora Renata e a coordenadora Liliane. Então está sendo transformador”, destaca o educador.

A surpresa com a iniciativa é que toda a família se reúne para colocar em prática o desafio lançado pelo professor. “Foi uma ideia que surgiu em uma reunião sobre a importância de chegar até os alunos por meio da internet. Era mais um incentivo para a participação da família e da criação da cultura de sustentabilidade. É uma forma de interação com os pais e temos colhido bons frutos. Temos pai ajudando a filha e a mãe filmando, enfim, é a união da família.”

Desde o mês passado, quando as aulas foram retomadas com atividades remotas, as crianças passaram a cuidar das plantas, acompanhar o desenvolvimento de cada muda, e recebem orientações, passo a passo, para produzirem suas próprias hortas em casa, garantindo o consumo de alimentos orgânicos e saudáveis, além do estímulo ao contato com a natureza. “O tema escolhido para essa semana é a coleta seletiva, para que as crianças aprendam a separação do lixo comum do reciclável, além da importância do reaproveitamento dos materiais”, complementa.

Imagem: Divulgação/ Secretaria Municipal de Educação

Fonte: Prefeitura de Catanduva

Unimed investe em telemonitoramento para…

08-04-2020 Hits:295 Saúde Fabio

A Unimed Catanduva atua preventivamente e tem, dentre as suas prioridades, o cuidado com as pessoas. Com foco neste trabalho, e em razão da pandemia vivenciada em todo o mundo...