É comum que nos tempos de crise fiquemos preocupados e apreensivos. A pandemia do novo coronavírus gerou um cenário que exige adaptação constante. Para isso, criatividade é uma das chaves para trazer ideias inovadoras e alternativas eficientes.

O portal Inc. listou quatro formas de resgatar sua criatividade e assim aproveitá-la para solucionar problemas e voltar ao trabalho engajado: 

1. Aproveite para ler mais

Com a instauração do home office, você deve tem livre o tempo que utilizava para se deslocar de casa até o trabalho. Use esse período ou reserve de 15 minutos a uma hora por dia para se dedicar a uma leitura ou reflexão. Tente fazer isso pela manhã. A leitura permite que experimentamos realidades a partir de perspectivas diferentes das que temos. Isso estimula a empatia e, consequentemente, a criatividade.

Se preferir livros de não ficção, que falem mais da vida real, como os de autoajuda, aproveite a oportunidade para se aprofundar nos assuntos.

2. Exercite a admiração por meio da reflexão e de jogos

Na rotina corrida de reuniões e afazeres do dia a dia, dedicamos pouco tempo para imaginar e sonhar. Aproveite as pausas no home office e até mesmo entre uma reunião e outra para se perguntar “E se…?” e deixar que seus pensamento voem longe. Cinco minutos são o suficiente. O cérebro precisa de uma folga para escapar do trabalho pesado e ter espaço para criar novas ideias.

Os jogos são uma ótima forma de despertar a admiração. Por meio de brincadeiras, focamos em um único objetivo, experimentamos coisas novas, atuamos na resolução de problemas e podemos até construir uma visão alternativa da nossa realidade. Isso nos prepara para imaginar estratégias e para voltar à rotina com a mente revigorada.

3. Aposte no aprimoramento de habilidades

Requer disciplina e pode ser solitário, mas é necessário. Aproveite a quarentena e invista um tempo para se dedicar a si mesmo. Aprimore habilidades assistindo a tutoriais no YouTube ou até revendo projetos feitos por você, por exemplo, mas agora com um novo olhar e a partir de uma nova perspectiva. Atente-se aos detalhes em vez de fazer as coisas superficialmente. É uma ótima oportunidade para identificar novas estratégias ou até mesmo parceiros. 

4. Encare o futuro com gratidão e generosidade

O Inc. conversou em empreendedores que indicaram que ser grato e gentil é uma das chaves para aflorar seu lado criativo. Procure perguntar a si mesmo: "O que podemos fazer para que, quando olharmos para trás daqui a um ano, sejamos gratos por esse período em que vivemos?". Fazer uma projeção do futuro aliada a uma retrospectiva são formas de estabelecer estratégias. Momentos como este pedem que você mude seus hábitos e se questione sobre coisas diferentes - e melhores. 

Procure achar meios de exercitar a generosidade durante a crise. Pergunte a outras pessoas como você pode ajudar. Que tal oferecer cursos online grauitamente? Ser grato e gentil neste momento de crise, ao mesmo tempo em que você se sente útil, é uma maneira de manter sua criatividade viva.  

Fonte: PEGN

GCM detém dupla por furto e recupera eq…

24-06-2020 Hits:167 Cidade Fabio

A GCM (Guarda Civil Municipal) conseguiu deter dois homens por furtar uma loja e recuperou a mercadoria de informática. Os suspeitos disseram ser moradores de rua. A ocorrência foi registrada...