A pandemia de coronavírus (Covid-19) fez com que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) adiasse o Censo Demográfico para 2021. O motivo é que, por conta da situação enfrentada no país, não haveria tempo suficiente para os treinamentos necessários antes dos trabalhos em campo. A decisão também visa preservar comunidade e recenseadores, já que a pesquisa inclui visitas casa a casa.

Coordenador da unidade local do IBGE, Edson da Silva explica que o órgão segue as orientações do Ministério da Saúde. “A previsão é que o Censo seja realizado em agosto de 2021 e, a partir de janeiro, retomaremos as atividades de preparação para os funcionários que irão atuar na coleta de dados sobre a vida da população.”

Diante desse cenário, o processo seletivo para a contratação de recenseadores e supervisores está suspenso. Em Catanduva, seriam preenchidas 124 vagas. Os candidatos que fizeram o pagamento da inscrição serão reembolsados. As orientações serão publicadas nos próximos dias no site do IBGE.

A rotina das equipes que atuam no município também teve alteração. “Para evitar aglomerações, mudamos o nosso horário e a escala de trabalho”, aponta Edson.

O IBGE firmou compromisso com o Ministério da Saúde para direcioanr o orçamento do Censo que seria realizado neste ano a ações de enfrentamento ao coronavírus. Os valores serão pagos no ano que vem para garantir a realização da pesquisa.

GasBrasiliano atinge a marca de 30 mil c…

09-12-2019 Hits:227 Economia Fabio

Marco ocorre ao mesmo tempo em que a empresa comemora assinatura de contrato com uma das maiores produtoras de celulose no mundo