Diante da pandemia de coronavírus, a Fundação Procon está de olho nos preços praticados em produtos de higienização e proteção como álcool em gel e máscaras cirúrgicas. Até o momento, o órgão recebeu diversas denúncias de consumidores que relatam valores bem diferentes dos vistos nos últimos meses no mercado.
A coordenadora do Procon, Beatriz Trigo, destaca o trabalho desenvolvido no município. “Na busca por garantir o direito de todos os consumidores, medidas estão sendo adotadas junto à Secretaria de Saúde quanto à conscientização dos comerciantes e a denunciação de abusividades ao Ministério Público para adoção das medidas legais cabíveis”, orienta.
Os consumidores que identificarem irregularidades devem registrar a denúncia diretamente na Fundação Procon, por meio do aplicativo @proconsp, que está disponível para todos os tipos de celulares, nas plataformas Android e iOS.
Também é possível registrar formalmente a queixa no site www.procon.sp.gov.br. Neste caso, basta clicar na opção “faça sua reclamação” para acessar a área com login e efetuar o cadastro. Na sequência, o consumidor receberá um e-mail de confirmação e, ao acessar novamente, fazer a reclamação na opção coronavírus.
“As denúncias feitas pelo site e aplicativo serão redirecionadas para a regional de fiscalização da Fundação Procon, sediada em São José do Rio Preto”, completa.
Reclamações sobre cancelamento de viagens, passagens aéreas, hospedagens e outros serviços relacionados ao Covid-19, que não estejam relacionados ao abuso de preços, poderão ser feitas no Procon Municipal, que fica no prédio da Prefeitura.
Por conta das medidas de prevenção, a orientação é que o atendimento presencial seja evitado. Todas as orientações e outros canais de acesso estão disponíveis no site www.catanduva.sp.gov.br/desenvolvimento/procon.