Apesar dos efeitos da pandemia do novo coronavírus, a parceria da Prefeitura de Catanduva com o PAT - Posto de Atendimento ao Trabalhador teve resultados positivos em 2020. No total, 2.230 pessoas foram encaminhadas a entrevistas de emprego nos 11 primeiros meses do ano. O balanço foi divulgado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Relação de Trabalho (Semdert).
A média é de 6,65 pessoas ao dia que passaram pelo processo de seleção. Janeiro foi o mês com maior volume, resultando em 683 encaminhamentos, seguido de junho, com 379, e de setembro, com 316.
Além do direcionamento para as entrevistas de emprego, o que chama a atenção foi o número de vagas consultadas. Foram 12.490 pessoas que buscaram por informações do PAT sobre as oportunidades. A procura foi intensificada em janeiro, com 2.951 registros, seguido de fevereiro, com 2.571, e de março, com 1.655.
A emissão de carteiras de trabalho nos primeiros meses do ano teve resultado positivo, com 163 documentos produzidos no período anterior à pandemia. O número de pessoas que procuraram pelo seguro-desemprego também teve participação importante, somando 4.698 atendimentos entre janeiro e novembro.
“O trabalho do PAT é fundamental para auxiliar as pessoas que buscam uma recolocação no mercado de trabalho. Oferecemos oportunidades semanalmente para que as pessoas consigam o esperado emprego. O serviço foi retomado de forma gradativa e, neste fim de ano, devido às contratações de temporários, esses números aumentarão ainda mais”, frisa a secretária de Desenvolvimento, Beatriz Trigo.
Há vagas
Para verificar as oportunidades disponíveis, é necessário acessar o site do programa Mais Emprego (https://maisemprego.mte.gov.br) e fazer o cadastro do currículo. Também é possível agendar atendimento presencial pelo site do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br) ou comparecer ao PAT para fazer o agendamento com a Carteira de Trabalho, CPF, RG, NIT/PIS/Pasep e comprovante de endereço.
Serviço
O PAT fica localizado no Poupatempo de Catanduva, na avenida Comendador Antônio Stocco, nº 537, Parque Joaquim Lopes.
Fonte: Prefeitura de Catanduva