Depois de mais de 100 dias de isolamento social imposto pela pandemia da COVID-19, como os paulistas estão lidando com a experiência de trabalho remoto forçado? O Original - primeiro banco brasileiro a permitir abertura de conta 100% digital - encomendou uma nova onda da pesquisa sobre home office durante o período de quarentena para entender como os moradores do estado estão se sentindo e obteve informações reveladoras como uma maior dificuldade em equilibrar as tarefas profissionais e pessoais. O estudo, foi realizado pela consultoria 4CO, ouviu 606 moradores de São Paulo.
 
Na primeira onda, realizada no início da quarentena, os resultados apontavam que 70% dos entrevistados que migraram para o trabalho remoto consideravam que a produtividade estava igual ou maior que antes do isolamento social. E, apesar de os índices do segundo recorte terem se mantido estáveis em muitos níveis, principalmente na questão da produtividade, que segue nos 70% na segunda onda, os respondentes apontam que precisaram promover mais mudanças no dia a dia: 70% afirmam ainda que tem conseguido se organizar melhor entre trabalho e vida pessoal, mas com necessidade de diversas adaptações na rotina (79%) e revelam que precisaram buscar informações sobre o tema na internet (58%). No primeiro pulso, 73% dos respondentes afirmaram que passaram por diversas adaptações e a busca por informações correspondia a 51% das respostas. Em termos de equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, 78% dos paulistas conseguia ter uma distinção, mostrando uma queda de 8 pontos do indicador.
 
"Percebemos que, conforme o isolamento social avança, aumenta a necessidade de adaptação da rotina das pessoas. Podemos enxergar essa realidade nos dados coletados. Percebemos também como a facilidade ao acesso das informações influencia o momento atual." avalia Bruno Carramenha, diretor da consultoria 4CO | Cappellano & Carramenha Comunicação e Cultura Organizacional.
 
 
Fonte: Pesquisa Original e 4CO sobre Trabalho Remoto na Quarentena (1 a 22 de maio de 2020)
 
Além disso, 60% ainda acham a experiência muito cansativa em virtude do contexto - em abril eram 57% -, e 46% afirmam que o isolamento tem afetado a experiência com o trabalho remoto, frente a 41% na primeira fase.
 
"Na análise geral percebemos que há uma indicação de que o trabalhador tem precisado adaptar mais sua dinâmica de trabalho no modelo remoto e vem encontrando na internet uma fonte de informação", complementa Bruno Carramenha
 
"O home office durante o isolamento virou um tema para todas as empresas. No Original, buscamos entender o impacto desse momento para adequar um modelo mais satisfatório. Os insights são interessantes tanto para entender melhor nosso cliente, centro das nossas estratégias, quanto o público interno", destaca Luis Aniceto, superintendente executivo de Estratégia, Pessoas e Design Organizacional do Banco Original.
 
Sobre a pesquisa Banco Original/4CO "Trabalho remoto e isolamento social"
 
A pesquisa Banco Original/4CO "Trabalho remoto e isolamento social - Pulso 2" é uma realização da consultoria 4CO entre os dias 1º e 22 de maio, com uma amostra de 606 entrevistas em parceria com o Banco Original. Realizada de forma online, a pesquisa envolveu trabalhadores acima de 21 anos de empresas instaladas no Estado de São Paulo que precisaram passar a praticar o home office em decorrência do isolamento social. O primeiro pulso da pesquisa foi realizado entre 08 e 15 de abril, com uma amostra de 695 entrevistas
 
Sobre o Original
O Banco Original é um uma instituição financeira brasileira privada com mais de 3,5 milhões de clientes e foi o primeiro banco no Brasil que permitiu a abertura de conta corrente 100% por meio de dispositivos móveis. Tem atuação nos segmentos varejo (pessoa física e empreendedores), empresas (pequenas, médias e grandes empresas), fintechs (por meio da unidade de Bank as a Service) e carteiras digitais (por meio da sua controlada PicPay). O aplicativo Banco Original é o mais completo entre os digitais e está disponível tanto para iOS como também para Android e permite a solicitação de abertura de conta e sua plena movimentação (pagamentos, transferências, empréstimos, investimentos, entre outros).
 
Sobre a 4CO
A 4CO é uma consultoria de Comunicação e a Cultura Organizacional que auxilia organizações em processos de transformação, com atuação em projetos para empresas como Coca-Cola FEMSA, GPA, Grupo São Martinho, Banco Itaú, Seguros Unimed, Danone, Pirelli, Saint-Gobain e diversas outras. Sua trajetória de publicação de pesquisas proprietárias sobre o mercado de trabalho começou em 2015, com o estudo "WhatsApp, Trabalho e Comunicação". Foi seguida por "Diversidade no Contexto das Empresas Brasileiras", de 2017, que jogou luz sobre o tema da diversidade no universo corporativo, e, mais recentemente, a consultoria lançou a pesquisa "Trabalho e Sofrimento Psíquico", publicada em livro em 2019. Todas as pesquisas estão disponíveis em http://www.4co.com.br.
 
Fonte: Agência Ideal H+K Strategies

Catanduva FC estreia no Paulista A3 com derrota

Leia mais...

Laboratório de Análises clínicas do HMG recebe certificação de excelência pelo terceiro ano consecutivo

Leia mais...

Mitos e verdades sobre a limpeza dental profissional para um sorriso saudável

Leia mais...

“Mufasa - O rei Leão” será exibido na sessão do Cinematerna, nesta terça-feira, dia 21, no Plaza Shopping

Leia mais...

Tarcísio publica decreto que fixa ICMS em 4% para bares e restaurantes; porcentagem foi prometida à Fhoresp em audiência

Leia mais...

Programa de Trainee BP Bioenergy 2025

Leia mais...