Catanduva é destaque em preservação ambiental e qualidade dos serviços prestados à população. Prova disso é a conquista da 8ª posição no ranking do Programa Município VerdeAzul, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente. A cidade contabilizou 92,43 pontos e subiu 16 posições na lista de 2019, já que no ano anterior ocupava o 24º lugar.

O resultado mostra que a união entre a Prefeitura e a Saec vem gerando frutos para um meio ambiente cada vez mais sustentável. No total, 645 municípios fizeram parte do ranking, mas apenas 92 foram certificados pelas notas acima de 80 pontos. Outros 62 receberam a qualificação e ficaram entre 60 e 79,9 pontos.

“Esse avanço é a união de esforços para colocar em prática projetos que atuem a favor do desenvolvimento sustentável da nossa cidade. O trabalho é contínuo para transformar Catanduva e prepará-la para os desafios do futuro”, destaca o secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Marcos Queiroz Coelho.

A lista leva em consideração 85 tarefas, que foram divididas em dez diretrizes da agenda ambiental. Entre eles estão: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.

“O nosso trabalho também conta com a parceria da própria população. A Saec tem promovido campanhas de conscientização com o apelo para a mudança de hábitos. São pequenas ações diárias, que fazem toda a diferença e nos transformam em cidadãos mais conscientes e de bem com o meio ambiente”, comenta o superintendente da SAEC, Carlos Alberto Calixto Lapera.

A liderança do ranking ficou para São José do Rio Preto, com 97 pontos. Na sequência aparecem Bragança Paulista, com 94,74, e Novo Horizonte, com 94,23.

Ranking

O Programa Município VerdeAzul tem o propósito inovador de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. Ele estimula e auxilia as prefeituras na elaboração e execução de políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável.

Imagem: Comunicação/ Prefeitura de Catanduva

24 horas: GCM estende rondas para combat…

03-02-2020 Hits:275 Cidade Fabio

Com patrulhamento nas ruas, a GCM (Guarda Civil Municipal) está reforçando as ações de combate à dengue em Catanduva. A iniciativa consiste em direcionar equipes de plantão a verificar imóveis...