A agência do INSS de Catanduva (SP) não está mais realizando perícias médicas desde março deste ano. Segundo relatos, um dos motivos seria a falta de climatização adequada nas salas de atendimento, o que estaria gerando desconforto a médicos e pacientes e, consequentemente, inviabilizando os atendimentos.

A suspensão tem gerado transtornos para os moradores da cidade, que precisam se deslocar a municípios vizinhos para realizar o procedimento exigido para concessão ou renovação de benefícios.

A costureira Juliana Cristina Maia é uma das pessoas afetadas. Ela foi diagnosticada com artrite reumatoide, doença que comprometeu as mãos e a coluna e a impediu de seguir trabalhando.

Após um primeiro afastamento em setembro de 2024, seu médico solicitou uma nova licença por mais seis meses. No entanto, a perícia foi agendada em São José do Rio Preto (SP), cidade a quase 60 km de distância.

“Você tem que ter dinheiro, porque não vai pra outra cidade sem nada no bolso. Você precisa comer, tomar água, ter o básico”, disse Juliana.

Quem também enfrenta dificuldades é o comerciante Marco Antônio dos Santos. Desde agosto do ano passado, ele está afastado por problemas de saúde e teve o auxílio-doença renovado em janeiro.

Agora, para manter o benefício, precisa realizar uma nova perícia, marcada em Novo Horizonte (SP), a cerca de 50 km do município onde vive.

“Vou ter que pegar o ônibus às seis da manhã e ir pra lá devagarzinho até o INSS. Acho que vai ser a única solução”, afirma Marco, que caminha com dificuldade.

A advogada Andresa Veronesi, presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB de Catanduva, considera a situação preocupante. “Está havendo um prejuízo ao segurado. Isso pode ser visto como uma violação dos direitos dele, do acesso à justiça, da própria justiça social”, explica.

Segundo a advogada, os moradores podem procurar a OAB local, que está coletando informações para encaminhá-las ao Conselho Seccional e até ao Conselho Federal da Ordem, que têm competência para pressionar por uma solução.

A TV TEM procurou o INSS e questionou por que a agência de Catanduva está sem perícia médica, quando o serviço será retomado e qual problema estrutural impede os atendimentos. Em nota, o INSS apenas informou que a unidade está sem o serviço desde março de 2024 “por questões estruturais”, e que as agências mais próximas com perícia são as de Novo Horizonte, Olímpia (SP) e Rio Preto.

O órgão não respondeu sobre prazos, causas específicas e nem apresentou alternativas para os segurados da cidade.

Fonte: G1 RioPreto

Novorizontino bate o Cuiabá, vence a 5ª seguida e cola na liderança do Brasileirão B

Leia mais...

Categorias de base do Catanduva FC se destacam na 9ª rodada do Paulista

Leia mais...

Ladrão perde parte da perna ao ser atropelado por trem durante fuga em Pindorama

Leia mais...

Campanha do Agasalho recebe apoio da Unimed Catanduva com doação de 100 mantas

Leia mais...

Vacinação continua baixa e casos de síndrome gripal grave aumentam na região

Leia mais...

AWÊ Festival 2025 anuncia primeiras atrações e data oficial

Leia mais...