O projeto Natal nos Trilhos, iniciativa da Rumo, em parceria com a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), deixará um rastro de cores e luzes para moradores de Catanduva e outras 37 cidades do interior paulista. A programação começa a partir de segunda-feira, dia 16, e conta com o apoio da Prefeitura de Catanduva. O Expresso Paulista terá percurso até o dia 21 de dezembro, em Jundiaí.

A locomotiva C30-7 9380 chegará a Catanduva ainda na segunda-feira, depois de passar por São José do Rio Preto, Engenheiro Schimitt, Cedral, Uchôa e Catiguá.  Ela se unirá à locomotiva 7202 que esteve presente na última edição do projeto.

A recepção na Cidade Feitiço será na Estação Cultura Deca Ruette, a partir das 19h30, e contará com duas apresentações: Blue Angel Voices e Coral do CPP. A previsão de chegada é às 20 horas. Depois, a locomotiva seguirá viagem por Pindorama e encerrará o dia em Santa Adélia, com novo percurso, para outras cidades, no dia seguinte.

A composição C30-7 9380 que passará por Catanduva é histórica. O modelo australiano foi fabricado em 1978 e duas, das três unidades produzidas no mundo, vieram para território brasileiro. O veículo terá centenas de luzes natalinas e percorrerá cerca de 450 quilômetros.

A pintura trará uma homenagem à Ferrovia Paulista S.A (Fepasa) Para o resultado final, foram necessários dois meses de trabalho e cerca de 140 litros de tinta para dar vida ao estilo “heritage”, palavra de origem francesa que significa herança, e é pioneiro no país. O projeto foi desenvolvido na oficina da Rumo, em Araraquara, e contemplou reforma de funilaria em toda a lataria e revisão elétrica e mecânica.

Quem conferir a passagem do Natal nos Trilhos em Catanduva, não pode esquecer de utilizar a hastag #NatalnosTrilhos ao realizar a postagem nas redes sociais. Todo o itinerário da locomotiva pode ser conferido na página da Prefeitura na aba eventos.

Dicas de segurança

Para conferir a passagem da locomotiva em segurança, a Rumo destaca para alguns cuidados essenciais:

  • Pare, olhe e escute, respeitando a sinalização nas passagens em nível;
  • Mantenha distância segura da linha férrea antes, durante e após a passagem do trem;
  • Escolha um local seguro para registrar suas imagens;
  • Nunca toque ou suba em locomotivas ou vagões, mesmo que estejam parados;
  • E lembre-se: o Natal é a celebração da vida. Se não for seguro, não faça!

*Por questões operacionais, o cronograma está sujeito a mudança de localidade e horário sem aviso prévio.

Imagem: Divulgação/ RUMO

Saúde reforça orientações sobre prev…

20-03-2020 Hits:194 Saúde Fabio

A Secretaria Municipal de Saúde está reunindo forças com seu quadro de funcionários para conscientizar públicos distintos sobre a prevenção ao coronavírus. Todos os profissionais do setor foram capacitados para...