A SAEC esclarece que não há lançamento de esgoto in-natura no Rio São Domingos, como apontado em denúncia feita em rede social por um vereador. Na verdade, no local indicado está a tubulação final do emissário de esgoto tratado, onde ocorre a saída da água tratada das lagoas de aeração da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto).
 
A coloração escura é justificada pelo incremento do efluente da empresa Cocam, que, além dessa característica, apresenta odor de borra de café. A espuma é ocasionada pela velocidade que a água desce e o próprio tratamento.
 
Do contrário, haveria mortandade de peixes. Mas pode-se ver a flora nativa e a água do rio com aspeto claro.
 
A SAEC garante os níveis de eficiência no tratamento de esgoto, tanto que tem esse ponto do rio cadastrado junto à Cetesb, incluindo a emissão de relatórios semestrais encaminhados à agência ambiental, indicando os valores de parâmetros especificados na legislação (oxigênio dissolvido, demanda bioquímica de oxigênio, entre outros, todos atendendo à legislação vigente).
 
A SAEC informa, ainda, que está promovendo a renovação da licença de operação da ETE junto à Cetesb e tem se mantido atuante no sistema de tratamento.

Fonte: SAEC

SESC São Paulo segue com a programaçã…

18-05-2020 Hits:243 Cultura Fabio

Agenda diária de transmissões online, sempre às 19h, traz Duo Siqueira Lima, Tiê, As Bahias e a Cozinha Mineira e Nilze Carvalho entre os dias 19 e 21 de maio...