Começa a segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe nesta quinta-feira, dia 16 de abril. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, devem ser imunizadas contra o vírus influenza todas as pessoas com doenças crônicas e os professores. Essa etapa segue até o dia 9 de maio.
A vacina não combate o coronavírus, mas previne outros tipos de gripes sazonais que circulam na cidade, como H1N1, H3N2 e Influenza B.
O cronograma deve ser respeitado para que não ocorra aglomeração de pessoas nas unidades de saúde dos bairros. Para descentralizar esse fluxo, Catanduva conta com seis pontos de apoio para atender o público-alvo:
- UBS Central: E. E. Barão do Rio Branco - Praça Roosevelt, nº 143
- UBS Vertoni: Coordenadoria de Inclusão Social - Rua 15 de Novembro, 1.600
- UBS Vila Soto: EMEI Prof.ª Maria Áurea Rosa Domingues - Rua Pirajuí, nº 1.227
- USF Lunardelli: tenda na praça Brasília, em frente à unidade
- USF Santa Rosa: E. E. Joaquim Alves Figueiredo - Rua Nipoã, nº 100
- USF Santo Antônio: EMEI Maria Ap. de Carvalho Azarite - Rua Araraquara, nº 1.080
Esses pontos móveis, que dão suporte aos postos de saúde, ficarão abertos até a próxima sexta-feira, dia 17, já que o objetivo era evitar aglomerações no atendimento aos idosos – principal grupo de risco da Covid-19. Agora, a orientação é que o morador procure a unidade mais próxima de sua casa.
Além disso, é fundamental apresentar a carteira nacional de vacinação para que um profissional verifique a necessidade de aplicação da dose. O atendimento é das 7 às 17 horas, com horário estendido em algumas unidades.
Prévia da Saúde aponta que 20.453 doses foram aplicadas em Catanduva. O balanço é referente às pessoas vacinadas até a última quinta-feira, dia 9.
Imagem: Divulgação/Saúde
Fonte: Prefeitura de Catanduva