Pessoas que contraíram Covid-19 ou foram vacinadas contra a doença podem testar a resposta imunológica do organismo contra o vírus por meio do teste de anticorpos neutralizantes, exame defendido pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML).

Aprovado pela Anvisa e disponibilizado pelo Ultra-X Medicina Diagnóstica, o teste analisa através de uma amostra sanguínea a capacidade dos anticorpos bloquearem a ligação da proteína da espícula viral, conhecida como Spike, ao receptor nas células humanas, a proteína ACE2. 

De acordo com a médica patologista do Ultra-X Maria Gabriela de Lucca, ao entrar em contato com o vírus, o organismo inicia a produção de anticorpos que o protegem contra futuras infecções. Estes anticorpos são chamados de neutralizantes.

"Apesar de existirem vários exames sorológicos para a Covid-19, a principal diferença é que os demais exames podem ser sensíveis para detecção de contato prévio com o vírus, mas não são específicos para verificar a produção de anticorpos neutralizantes do vírus SARS-CoV-2" explica a médica patologista.

O teste deve ser realizado após 30 dias da segunda dose da vacina contra a Covid-19 ou após o 14º dia de sintomas da doença. A médica ressalta que a presença de anticorpos neutralizantes no organismo de quem já foi vacinado ou teve contato com o vírus não exclui a necessidade de manter as medidas de segurança propostas pelos órgãos de saúde para evitar a disseminação de Covid-19, como o uso de máscaras, higiene constante, uso de álcool em gel e distanciamento social.

Sobre o Ultra-X

Há mais de 60 anos o Ultra-X Medicina Diagnóstica oferece acolhimento, segurança e bem-estar aos pacientes por meio da realização de exames laboratoriais, diagnóstico por imagem e medicina nuclear.

Com corpo clinico e técnico altamente qualificados; tecnologia de ponta em toda sua infraestrutura; equipamentos que seguem padrão mundial de excelência e qualidade e, claro, o atendimento humanizado e efetivo, fazem do Ultra-X o mais completo centro de medicina diagnóstica da região. São duas unidades em São José do Rio Preto, uma no bairro Boa Vista e outra no bairro Redentora.

O Ultra-X também oferece Aperfeiçoamento Médico em Radiologia e Diagnóstico por Imagem credenciado pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR).

Fonte: Marsala Marketing

Festas de fim de ano: cuidados e estímu…

25-11-2020 Hits:430 Vida / Estilo Fabio

As festas de fim de ano, diante da gravidade de uma pandemia, ganharão novos ares em 2020. As famílias precisarão conciliar o encontro afetivo com medidas de proteção e isolamento.