O Hospital Padre Albino realizou pela segunda vez, na tarde desta terça-feira (12), captação múltipla simultânea de órgãos de dois pacientes, contando com apoio logístico fundamental da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para o transporte aéreo até a capital paulista. A ação foi coordenada pela Comissão IntraHospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) da Fundação Padre Albino, em parceria com o Hospital de Base de São José do Rio Preto e o Hospital das Clínicas de São Paulo.

 

A primeira captação foi de paciente de 60 anos, vítima de hemorragia intracraniana, que teve a morte encefálica confirmada após todos os testes clínicos exigidos. Seus rins foram retirados e encaminhados para doação. O segundo procedimento envolveu paciente de 45 anos, vítima de traumatismo craniano grave associado a hemorragia subaracnóidea — popularmente conhecida como sangramento no cérebro. Após a confirmação da morte encefálica foram captados fígado, rins e córneas. O fígado foi transportado com prioridade máxima devido à gravidade do receptor e com deslocamento aéreo de equipe do Hospital das Clínicas, viabilizado pela PRF. A operação garantiu maior agilidade no trajeto e na preservação do órgão até a chegada em São Paulo, onde o transplante foi realizado.

 

 

Segundo o enfermeiro responsável pela CIHDOTT, Carlos Mancini Gomes, o resultado só foi possível graças ao trabalho conjunto de várias equipes e à sensibilidade das famílias dos doadores. "Conversar com familiares em momento de dor é sempre delicado, mas é também a oportunidade de transformar essa perda em vida para outras pessoas. Nosso papel é acolher, esclarecer e mostrar a importância da doação", destacou Mancini. Ele também ressaltou o valor das parcerias institucionais. "Sem o apoio da Polícia Rodoviária Federal e de outras instituições, muitos órgãos poderiam não chegar a tempo ao paciente certo. Essa união de esforços salva vidas", completou.

 

As duas captações realizadas no HPA poderão beneficiar pelo menos sete pessoas que aguardavam na fila de transplantes, reforçando a importância da doação de órgãos e do trabalho integrado entre equipes médicas, familiares e forças de apoio.

 

Foto/Aeronave: RádioWhats-Catanduva

Fonte: Alan Gazola - Fundação Padre Albino

Polícia Civil de Catanduva deflagra Operação “Dose Fatal” e prende suspeito por venda de bebidas adulteradas

Leia mais...

Profissionais da FPA participam de congresso estadual de RH na área da Saúde

Leia mais...

Handebol SMEL Catanduva garante vaga no Final Four da Liga Brasil de Handebol

Leia mais...

Polícia investiga denúncia de negligência médica após homem morrer no banheiro de UPA em Catanduva

Leia mais...

Dois carros capotam em grave acidente entre Catiguá e Tabapuã

Leia mais...

Catanduva se destaca na 3ª etapa do Campeonato Paulista de Orientação

Leia mais...