A recente pesquisa trimestral de desempenho da ABF (Associação Brasileira de Franchising) mostrou que as franquias seguem em crescimento pelo Brasil. A melhora de indicadores econômicos, como a alta do índice de confiança dos consumidores, do emprego e da massa salarial recorde, e a desaceleração da inflação (FGV) contribuíram para que o setor registrasse um crescimento de 12,1% em sua receita no terceiro trimestre comparado a igual período do ano passado. Tradicional no comércio brasileiro, o segmento de alimentação fora do lar foi o segundo dentre os mercados que mais cresceram, com alta de 14 % no faturamento. Franquias como Água Doce Sabores do Brasil, Divino Fogão e Mr Cheney também obtiveram sucesso em suas operações neste intervalo de meses.

Com a proposta de evidenciar a gastronomia e cultura brasileira, a Água Doce vem desenvolvendo forte atuação no Varejo. Em julho deste ano, a empresa aumentou o portfólio de produtos de marca própria, com a inclusão de bebidas engarrafadas tradicionais do mundo coqueteleiro ao leque de itens da empresa. A novidade, em parceria com a APTK, visa aprimorar a jornada dos clientes e levar um pouco da experiência dos restaurantes da marca para a mesa do consumidor. Para 2025, a expectativa é de ingressar em shopping centers, com ao menos seis unidades até o fim do ano.

Já o Divino Fogão, que completou 40 anos de atuação no Food Service este ano, abriu oito restaurantes e reformou nove entre julho e setembro. Referência em shopping centers e com mais de 218 pontos de vendas, a rede segue com a expansão para centro comerciais e com as dark kitchens, que são destinadas ao serviço de delivery. Premiada como a melhor de São Paulo na categoria de restaurante de comida caseira, a marca visa aumentar a presença em outlets do País, mirando um público que alia compras, lazer e refeições fora do lar, além dos tradicionais shoppings. Ainda para este ano, a franquia almeja a abertura de duas operações no estado de São Paulo.

O Mr. Cheney, primeira cookie store do país, tem se destacado em 2024 pela expansão de seu portfólio e unidades. Além dos tradicionais cookies, a rede incluiu salgados brasileiros, omeletes, milk-shakes e sorvetes no cardápio, visando aumentar o fluxo de clientes ao longo do dia e elevar o tíquete médio das lojas. A estratégia de diversificação gerou um aumento médio de 8% nas vendas. Atualmente com 80 unidades, a rede projeta alcançar 130 lojas e um faturamento de R$ 78 milhões até 2025. Para isso, aposta na abertura de unidades em locais estratégicos e na oferta de novos modelos de loja, ampliando sua presença no mercado nacional.

Sobre a Água Doce:

Os restaurantes da Água Doce são destino para famílias e grupos de amigos que buscam fazer de almoços, jantares, happy hours e confraternizações variadas um momento especial de entretenimento. O cardápio é extenso, repleto de delícias da culinária brasileira servidas em fartas porções e pratos. Além do extenso menu de cachaças e drinques, a casa é reconhecida pelo melhor Escondidinho do País, presente nas versões tradicional (carne de sol), camarão, frango e bacalhau, além das versões vegetarianas de palmito e alho-poró. Explorando o conceito rústico, os restaurantes proporcionam espaço aconchegante aos clientes, com música ao vivo e espaço kids, mais conhecido como Doce Cantinho. Atualmente, são 80 unidades em sete estados. Além do conceito de restaurante completo, a rede possui dois modelos enxutos com investimentos menores: a Água Doce Express, que conta com um cardápio mais enxuto e foco em almoço e happy hour, além do tradicional jantar; e a Água Doce Delivery, focado nas entregas em domicílio e take away.

Sobre o Divino Fogão:

Desde 1984, o Divino Fogão lançou-se no mercado com uma estratégia inovadora, servindo o que há de mais saboroso e variado da comida típica da fazenda. Hoje, o Divino Fogão é nacionalmente reconhecido por seus produtos de excelente qualidade e com sabor genuinamente brasileiro. Receitas próprias e exclusivas foram desenvolvidas ao longo dos anos, procurando atender o gosto e o paladar brasileiro. A rede conta hoje com mais de 218 pontos de vendas que incluem as operações em shopping centers e o projeto de dark kitchen, voltado apenas ao sistema delivery.

Sobre o Mr. Cheney  
O Mr. Cheney é uma rede de franquias com sobremesas tipicamente americanas, sendo o pioneiro em trazer o Cookie americano para o Brasil. Fundada em 2005 pelo casal Lindolfo e Elida Paiva, a marca é reconhecida no mercado por meio de sua receita especial, ensinada pelo "Cookie Man" Jay Cheney, que inspirou o nome da rede. A primeira loja foi inaugurada no bairro da Casa Verde (São Paulo/SP). Desde então, as mais de 80 unidades abriram suas portas por todo o Brasil. Com o diferencial de sempre ter Cookies fresquinhos e recém-assados (conceito Fresh Baked), as lojas oferecem uma fornada a cada 20 minutos, espalhando o aroma inconfundível por todo ambiente. Além dos cookies, o Mr. Cheney também oferece sanduíches, panquecas americanas, cheesecakes, cinnamon rolls, sodas americanas e diversas bebidas como frappés, milk shakes, cafés gelados etc, além de sobremesas com sorvete como o Cookie Ice Mountain e Cookie Sandwich.

Fonte: DFREIRE Comunicação e Negócios

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