Durante o evento de apresentação da nova Área Azul na terça, dia 17/06, a Prefeitura de Catanduva anunciou uma série de conquistas que demonstram a eficiência da gestão municipal e o uso inteligente dos recursos públicos. O destaque ficou para os avanços proporcionados pela economia gerada com a modernização da iluminação pública.
Iluminação 100% Led e economia para a cidade
Com recursos da Contribuição para Iluminação Pública (CIP), foram substituídas mais de 24 mil lâmpadas convencionais por lâmpadas de LED em toda a cidade. A troca foi realizada pela empresa responsável pela Parceria Público-Privada (PPP) da iluminação pública, tornando Catanduva uma das cidades pioneiras no modelo. Além de garantir mais segurança, melhor visibilidade e eficiência energética, a modernização proporcionou uma redução significativa nos custos com energia e manutenção, gerando recursos que agora serão reinvestidos em outras áreas estratégicas.
Programa Muralha Digital
Com a economia gerada pela nova iluminação, a Prefeitura pretende viabilizar, em parceria com o Governo do Estado, o Programa Muralha Digital, que vai transformar Catanduva em uma cidade ainda mais segura e conectada. Mesmo antes do aporte de recursos por parte do Governo do Estado, Catanduva já iniciará a implantação da Muralha Digital com recursos próprios.
A iniciativa contempla:
Instalação de mais de 300 câmeras inteligentes com reconhecimento facial, espalhadas por ruas, praças e entradas da cidade;
Instalação de câmeras em todos os prédios públicos, ampliando a vigilância e a proteção do patrimônio público;
Monitoramento em tempo real a partir de uma central comandada pela Guarda Civil Municipal (GCM).
Mais um passo que alia tecnologia à proteção da população.
Fonte: Prefeitura de Catanduva
![]() |