Um vídeo que viralizou nas redes sociais, publicado no dia 14 de julho, mostra o momento em que uma panela de pressão explode. Ninguém se feriu no incidente gravado. Entretanto, em alguns casos, a explosão deste utensílio doméstico pode levar a destruição de aparelhos e móveis, incêndios, e até mesmo ferimentos ou morte.

Esse tipo de acidente é mais comum do que se imagina e com frequência acontece quando a válvula de pressão do vapor está obstruída. Foram registrados cerca de 1.200 casos por ano no Brasil, conforme um levantamento feito pela Associação Brasileira de Proteção dos Consumidores (Proteste). Ainda assim, explosões de panelas de pressão podem ser evitadas com uma atenção redobrada às normas de qualidade e segurança.

A legislação vigente para panelas de pressão é a Portaria Inmetro 419/2012 que determina a certificação compulsória para venda, ou seja, é que este utensílio passe por um processo de certificação do Inmetro para atestar sua segurança, como explica o vice-presidente de Produtos da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac), Marco Roque. "Dessa forma, o consumidor deve estar atento e buscar apenas os utensílios que contém o selo do Inmetro e do Organismo de Certificação do Produto (OCP)", afirma.

Já a Portaria Inmetro 398/2012 explica os requisitos que as panelas metálicas devem atender e quais são as bases normativas utilizadas para cada método de ensaio. "A norma ABNT NBR 11823, por exemplo, diz respeito às especificidades que a panela de pressão deve cumprir para estar em conformidade", esclareceu Roque.

São diversos os testes que estes utensílios devem passar para serem aprovados para venda. Entre eles, está a verificação da borracha de vedação, válvula de segurança e anel de vedação; verificação da capacidade volumétrica, se o produto contém manual de instruções e informações de segurança obrigatórias, entre outros.

Após passar por todos os ensaios, inspeções e medições, a panela de pressão recebe seu selo de conformidade com as normas e está pronta para ser comercializada. Dessa forma, orienta-se que o consumidor busque sempre por produtos originais e certificados para evitar transtornos e acidentes.

"É muito importante que os consumidores comprem apenas produtos certificados, já que passam por diversos ensaios. Mas é importante ressaltar que a maioria dos acidentes são causados por mal uso das panelas de pressão, como ultrapassar o limite do excesso de líquido recomendado e também por falta de manutenção principalmente na válvula de alívio de pressão e nas vedações", encerra o vice-presidente de Produtos da Abrac.

Sobre a Abrac

Fundada em 2009, a Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac) reúne as empresas responsáveis pela avaliação da conformidade de produtos, sistemas e laboratórios de ensaio e calibração, acreditados pelo Inmetro e designados pela Anatel, que são oferecidos aos cidadãos, trabalhando em sua inspeção e certificação com o objetivo de informar e proteger o consumidor, em particular quanto à saúde, segurança e meio ambiente; propiciar a concorrência justa; estimular a melhoria contínua da qualidade; facilitar o comércio internacional; e fortalecer o mercado interno, atuando em conjunto com os órgãos reguladores das atividades em âmbito nacional.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac)

Papada: dermatologista fala da prevenç…

07-03-2021 Hits:1335 Saúde Fabio

Quem tem papada sabe: ela é aquela companheira incômoda que aparece nas fotos e vira o centro das atenções do nosso rosto. Para eliminar a papada, essa gordurinha na região...