Visando o conceito de moda circular e economia, reaproveitar as fantasias que foram utilizadas em outras festas ao longo do ano é necessário para poder curtir diferentes ocasiões. Por conta disso, a especialista em cuidados têxteis da 5àsec, Marinês Cassiano, ensina algumas dicas sobre qual a forma correta e os cuidados necessários para conservar e aumentar a vida útil das peças, fazendo com que estejam sempre com o aspecto de nova para as próximas comemorações.
Armazene as fantasias de forma separada das demais roupas
Como as peças não são utilizadas com muita frequência, a recomendação é guardá-las separadamente das demais roupas, principalmente se tiver adereços como lantejoulas, asas, penas, entre outros, podendo ser em uma gaveta ou saco de TNT, para que não amassem ou até danifiquem. Sacos plásticos devem ser evitados, pois eles contribuem para o amarelamento ou surgimento de mofo. Outra opção é colocar nas gavetas ou armários o produto "evita mofo", que impede o aparecimento de fungos e outros micro-organismos por tirar a umidade daquele espaço, ajudando ainda na prevenção do aparecimento de bichos e traças, que são prejudiciais às fibras.
Busque cuidados especiais conforme o tecido de cada peça
Evite colocar na máquina de lavar roupas as fantasias que são fabricadas em fibras leves ou que contam com pedrarias, aplicações, bordados e lantejoulas, para não danificar a peça e os detalhes. Neste caso, o recomendado é utilizar uma lavanderia profissional, como a 5àsec, para garantir a qualidade do item, seguindo todos os padrões estabelecidos na etiqueta, pois algumas delas, inclusive, permitem apenas lavagem a seco.
Coloque as fantasias para arejar
De tempos em tempos, abra a peça e coloque-a para arejar próximo a uma janela ou em um lugar com circulação de ar. Isso evita a proliferação de mofos e o "cheiro de guardado", além de garantir que a roupa esteja sempre em condições de uso caso surja uma festa ou evento antes do previsto. Lembre-se de sempre deixar a fantasia à sombra, pois o sol pode desbotar a cor dos tecidos e os adereços que compõem a roupa ou o visual.
Para que as fantasias não estraguem ou tenham as fibras danificadas e durem por mais tempo, com relação à frequência da higienização, Marinês afirma que o tempo de lavagem varia bastante de acordo com algumas questões. "Depende muito do tecido, de quanto tempo a peça está guardada, e se o local tem algum tipo de umidade ou não. Para que esteja sempre pronta para uso, indicamos que a limpeza seja feita a cada três ou quatro meses. Mas se a fantasia estiver mofada, por exemplo, o ideal é lavá-la imediatamente, com cuidado e utilizando produtos específicos encontrados em uma lavanderia especializada, como a 5àsec, seguindo sempre as orientações do fabricante da peça. É importante que este tipo de item seja armazenado sempre limpo. Por isso, caso haja algum acidente com comidas, bebidas ou maquiagens, além de marcas de suor ou desodorante, orientamos que a limpeza seja feita o quanto antes, já que manchas antigas são mais difíceis de serem retiradas e podem ficar impregnadas na fibra", finaliza.
Sobre a 5àsec:
Especializada no tratamento de roupas e produtos têxteis, por meio de um sistema de limpeza de qualidade, que utiliza equipamentos e produtos de alta tecnologia e exclusivos em seus serviços, a 5àsec é reconhecida no mercado como uma lavanderia inteligente. Seus diferenciais estão centrados no atendimento ao cliente e nos serviços especializados, como: a revitalização das cores das roupas; o processo de engomar, que conserva o efeito da passadoria por mais tempo; a impermeabilização, que evita a fixação de manchas, e o tratamento especial em couro, que o hidrata e rejuvenesce. A 5àsec é a maior rede de lavanderias do Brasil, com mais de 550 pontos de venda em todo o território brasileiro.
Fonte: DFREIRE Comunicação e Negócios