O Riopreto Shopping Center realiza de 27 a 30 de julho uma edição online de seu evento de arquitetura e design, que atraiu milhares de visitantes no ano passado. O Arq Design Talks faz parte da programação da Mostra Arq Design e será realizado pela plataforma Zoom, com inscrições gratuitas. Serão 4 dias de talks ao vivo, transmitidos pela internet, com temas como arquitetura modular, acessibilidade, ressignificação do morar, 3D e design – tudo em um mundo virtual, mais real do que nunca.

 

     Para falar sobre os novos tempos e desafios da arquitetura e design, foram convidados 10 speakers de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além do Uruguai. "Fomos em busca de porta-vozes de marcas já consolidadas e reconhecidas no mercado e também jovens profissionais, novos talentos da arquitetura e design", explica o organizador do evento, o jornalista João Spode.

 

     Entre as marcas com presença confirmada estão Roca Brasil Cerámica, Hunter Douglas do Brasil e Tramontina. Os representantes destas empresas, muito respeitadas no segmento da arquitetura, vão falar sobre reconexão com o lar, melhor aproveitamento da luz natural e soluções para a cozinha, ambiente de amplo convívio da casa.

 

     A edição online do Arq Design Talks terá ainda a participação de três designers uruguaios, que fazem parte de uma nova geração de profissionais do segmento na América Latina. Um deles é o designer Nicolás Noblia, que já recebeu prêmios internacionais na Espanha, Estados Unidos, Argentina e Brasil.

 

     Também está confirmada a participação do designer catarinense Ramon Zancanaro. O profissional é autor de trabalhos com grande influência mundo afora, sendo 4 deles citados entre os 400 melhores do século 21. Participam ainda a jornalista Cristina Maia, que durante 7 anos apresentou o quadro Hoje em Casa, do Jornal Hoje, na TV Globo, e a presidente do CREA-SP, Lenita Brandão, nome referência quando se fala em acessibilidade no Brasil.

 

     Para participar dos talks, basta fazer a inscrição gratuita, a partir das 13h desta quarta-feira, 22/07, pelo link https://www.sympla.com.br/arq-design-talks__916591. O evento tem vagas limitadas. Outras informações também estão disponíveis no Instagram @mostraarqdesign.

 

Confira a programação completa

 

27/07, segunda

19h30 – As influências do Uruguai e a essência do design latino-americano

- com Nicolás Noblia, designer, professor de inovação e diretor da Elemento Design @nicolasnoblia | @elementoinno

- com Mauro Cammá, designer, presidente da Câmara de Design do Uruguai e diretor da Lateral Design | @maurocamma | @lateral_diseno

- com Santiago Pittamiglio, designer, professor de identidade visual e diretor da Lateral Design | @sannpitta | @lateral_diseno

 

20h30 – A cozinha: ambiente de convívio da casa, com soluções Tramontina

- com Felipe Lazzari, diretor comercial Tramontina | @tramontinaoficial

 

28/07, terça

19h30 - As vantagens e desafios da arquitetura modular

- com Felipe Savassi, arquiteto | @felipesavassi

 

20h30 - Sinta a luz transformada! Cenários e emoções com a luz natural by HunterDouglas

- com Viviani Zorzete, gerente de trade marketing Hunter Douglas Brasil

@vivipelobrasil

 

29/07, quarta

19h30 - Casa ressignificada e décor com afeto

com Cristina Maia, jornalista | @instadacrismaia | @casaemversoeprosa

 

20h30 – Acessibilidade conectada com os novos tempos

com Lenita Brandão, presidente do CREA São Paulo | @lenitasbr | @creasaopaulo

 

30/07, quinta

19h30 – O novo momento da arquitetura e a reconexão com o lar

com Christie Schulka, gerente de marketing Roca Brasil Cerámica

@christiesilvaschulka | @roca_brasil

 

20h30 – 3D, design e arquitetura: o virtual mais real do que nunca

com Ramon Zancanaro, designer

@ramonzancanaro

 

 

Conheça os speakers

 

Nicolás Noblia

O uruguaio Nicolás Noblia é designer industrial e professor de inovação na Universidad ORT del Uruguay. Direto da Elemento, um estúdio de design que se dedica à criação de novos produtos e espaços criativos, o trabalho de Nicolás já recebeu premiações internacionais em países como Espanha, Estados Unidos, Argentina e Brasil.

 

Mauro Cammá

Mauro Cammá é presidente da Câmara de Design do Uruguai. Com formação em design industrial, é um dos fundadores e diretores do estúdio Lateral Design e professor de identidade visual e design, em Montevidéu.

 

Santiago Pittamiglio

Também uruguaio, Santiago Pittamiglio é sócio de Mauro no estúdio Lateral Design. Juntos desenvolvem serviços de design e construção de marcas, comunicação visual, desenvolvimento de produtos e mobiliário. Santiago também é professor de identidade visual na Escola Universitária Centro de Design, em Montevidéu.

 

 

Felipe Lazzari

Felipe Lazzari é diretor comercial da Tramontina, responsável pela unidade que fabrica cubas, pias, acessórios, coifas, cooktops, fornos e lixeiras. Com 24 anos de experiência no Grupo Tramontina, tem especialização em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e é graduado em Administração com habilitação em Comércio Exterior pela Universidade de Caxias do Sul, na Serra Gaúcha.

 

Felipe Savassi

O arquiteto Felipe Savassi é pós-graduado em arquitetura, construção e gestão de edifícios sustentáveis. Membro do Green Building Concil Brasil, GBC, trabalhou durante 10 anos em Minas Gerais com arquitetura e construção sustentável. Já morou em Vancouver, Londres e Barcelona, mas foi em Florianópolis, em 2015, quando teve contato pela primeira vez com a arquitetura modular que enxergou a possibilidade de aplicar toda sua bagagem e filosofia de trabalho nessa forte tendência da arquitetura mundial. Felipe atua na concepção e consultoria de projetos e empreendimentos modulares e tem se dedicado ao desenvolvimento de infoprodutos, palestras e cursos sobre este sistema construtivo.

Viviani Zorzete

Formada em Administração de Empresas, Viviani Zorzete é gerente de Trade Marketing da Hunter Douglas do Brasil. São 21 anos de história com o grupo, na área comercial e de trade marketing. Vivi viaja pelo país todo participando de encontros com arquitetos e designers de interiores, levando conteúdo técnico sobre tecnologia para proteção solar. Neste ano de pandemia, as viagens deram lugar a encontros online com excelentes resultados.

 

Cristina Maia

A jornalista e produtora de conteúdo Cristina Maia é uma contadora de histórias de vidas reais, com 25 anos de experiência na linguagem audiovisual. Cris é pós-graduada em jornalismo literário, com cursos de marketing digital e liderança. Durante 7 anos, foi apresentadora do quadro Hoje em Casa, exibido pelo Jornal Hoje, na TV Globo. Também foi apresentadora do quadro Novo de Novo, na EPTV, com foco no reaproveitamento de materiais. Atualmente, Cris produz conteúdo para o canal Casa em Verso e Prosa, no Youtube e Instagram, onde fala sobre decoração, paisagismo e visita casas inspiradoras contando as histórias vividas por seus moradores.

 

Lenita Brandão

Lenita Secco Brandão é graduada em Engenharia Civil pela PUC Campinas e trabalha na área há 30 anos. Desde 2004, vem se especializando na área de acessibilidade. Em 2017, foi indicada pelo Confea – Conselho Federal de Engenharia e Agronomia - como especialista na Comissão Temática de Acessibilidade e Equipamentos. Lenita é a atual presidente do CREA-SP, Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura.

 

Christie Schulka

Apaixonada por neuromarketing, comportamento do consumidor e inovação, Christie Schulka é gerente de marketing da Roca Brasil Cerámica. Com mais de 20 anos de experiência, trabalhou em multinacionais líderes em seus setores, startups e grandes empresas brasileiras nas áreas de marketing, inovação e vendas. Graduada em Propaganda pela PUC Paraná, tem MBA em Marketing pela FGV, em Marketing Digital e Neuromarketing pela UP, com especialização em Design Thinking, pela University of Virginia. Membro da Neurobusiness Society Br, está sempre conectada e atualizada com o que há de mais novo no mercado, antecipando conceitos na prática e traduzindo tendências.

 

Ramon Zancanaro

Ramon Zancanaro cresceu em uma família de marceneiros, serralheiros e artistas de descendência européia. Apesar de ter estudado mecânica, percebeu que estava destinado a seguir a sina da família e dedicar-se a arte e ao design. Como artista, teve trabalhos de grande influência mundo a fora, sendo 4 deles citados entre os 400 melhores do século 21. Fortemente influenciadas pelo design Italiano, as experiências desse catarinense com mobiliário se materializam em desenhos bem resolvidos, proporções agradáveis e uma elegância atemporal.

 

Fonte: BoniPeixe Comunicação e Fotografia