O interesse por procedimentos estéticos cresce exponencialmente no Brasil, segundo pesquisas da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), marcando recordes acima de 300% nos últimos anos e a aplicação de toxina botulínica, o famoso "Botox", é um dos principais procedimentos estéticos buscados pelos brasileiros, segundo uma pesquisa anual realizada pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS).
Apesar de ser muito procurada para melhorias estéticas e na aparência física, tanto de homens como mulheres, a toxina botulínica também pode ser usada em diferentes tipos de tratamentos e melhora da qualidade de vida das pessoas.
A Dra. Rosa Bogéa, CEO da Clínica Plasticità e especialista em Médica Estética, explica que o uso da toxina botulínica pode ser muito importante para a melhora do bem-estar fora do âmbito da estética. “Muitas pessoas desconhecem, mas a toxina botulínica pode ser usada em diferentes procedimentos que melhora significativamente a vida das pessoas, como em tratamentos de enxaquecas crônicas, bruxismo, dores menstruais, hiperidrose, entre tantos outros desconfortos físicos, que muitos não sabiam que podia solucionar”, explica.
A doutora ainda relata que os procedimentos são rápidos e minimamente invasivos, permitindo que os pacientes retornem às suas atividades diárias quase imediatamente, sem necessidade de tempo de recuperação prolongado.
Conheça algumas das diferentes possibilidades de aplicações para melhorar a qualidade de vida das pessoas:
- Tratamento de Enxaquecas Crônicas:
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBCe), cerca de 15% da população é afetada por enxaqueca, com maior incidência em mulheres. Por isso que, desde 2011, a Anvisa permite a aplicação de toxina botulínica nos tratamentos contra enxaquecas crônicas.
A aplicação da toxina em múltiplos pontos da região da cabeça e pescoço pode aliviar significativamente a dor e a frequência das crises, que, muitas vezes, chega a impossibilitar o paciente de realizar atividades cotidianas.
Os efeitos positivos aparecem, em média, entre duas e quatro semanas após o início do tratamento.
- Alívio do Bruxismo
Uma pesquisa da OMS mostrou que cerca de 40% da população brasileira sofre com o bruxismo, o temido apertamento, fricção ou atrito dos dentes.
A aplicação da toxina na região da mandíbula, por exemplo, pode proporcionar um maior relaxamento na região e, assim, prevenir os danos dentais dos pacientes, proporcionando maior alívio das dores mandibulares.
- Controle de Hiperidrose (Suor Excessivo)
Um levantamento do Instituto Ipsos a pedido de uma empresa farmacêutica, aproximadamente 10% da população brasileira sofre de hiperidrose, sobretudo na região das axilas, mãos e pés.
A aplicação nas regiões de transpiração excessiva bloqueia os sinais nervosos responsáveis pela produção de suor e proporciona maior alívio aos pacientes dias após o início do tratamento.
- Melhoria da Aparência de Cicatrizes
Cicatrizes muito marcadas são incômodas para diversos pacientes, tanto homens como mulheres. Por isso, a toxina botulínica pode suavizar as marcas, especialmente as resultantes de acne, proporcionando uma pele mais uniforme e melhorando a autoestima.
O tratamento com toxina botulínica para cicatrizes é uma abordagem complementar a outras terapias, como cremes de silicone, massagens e procedimentos a laser, porque estimula o relaxamento dos músculos na região das cicatrizes, reduzindo a tensão na área e permitindo melhorar a aparência estética.
- Tratamento de Distúrbios Musculares
Pacientes com distúrbios musculares, como espasmos ou distonia cervical, podem encontrar alívio nos tratamentos com a toxina botulínica.
Ao ser aplicada nos músculos afetados, a toxina age bloqueando temporariamente a liberação de neurotransmissores e reduz a atividade muscular excessiva.
Esse tratamento pode proporcionar alívio significativo dos sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
- Reduz dores menstruais
Mulheres que sofrem com dores intensas durante o ciclo menstrual podem encontrar na aplicação da toxina botulínica um alívio reparador.
Apesar de ser recente o uso da toxina para a redução da dismenorreia, a ferramenta tem sido promissora, pois, ao ser injetada na região da pelve, pode relaxar os músculos uterinos e diminuir a intensidade das cólicas.
Assim, o tratamento reduz a necessidade do consumo de analgésicos e anti-inflamatórios, além de aumentar a produtividade feminina nas atividades diárias e profissionais.
- Redução de Rugas e Linhas de Expressão
Um dos usos mais habituais da toxina é na suavização de rugas e linhas de expressão, pois a aplicação proporciona uma aparência mais jovem e descansada. Isso é benéfico tanto para homens quanto para mulheres que buscam manter uma imagem rejuvenescida.
Por ser um procedimento rápido, os resultados começam a aparecer dentro de poucos dias e ainda proporcionam uma aparência natural aos pacientes, sem parecer artificial ou “congelado”.
O uso da toxina em casos como estes ajudam na prevenção de novas rugas e linhas de expressão.
- Aprimoramento do Contorno Facial
A Harmonização Facial, muito popularizada nos últimos anos, também pode ser realizada pelo uso da toxina botulínica, sobretudo para definir áreas do rosto, como sobrancelhas e contorno de mandíbula.
Associada a outros produtos médicos, o procedimento pode melhorar a harmonia e a simetria facial.
SOBRE A DRA. ROSA BOGÉA
CEO da Clínica Plasticità, instalada em Ribeirão Preto, cidade referência em Medicina no interior de São Paulo, a Dra. Rosa Bogéa (instagram.com/drarosabogea_/) é médica, especialista em Estética Médica Avançada pele ISBRAE-SP e em Diagnóstico por Imagem.
Atualmente, a médica está cursando pós graduação em Dermatologia pela Escola Brasileira de Medicina, uma nova pós graduação em Estética Médica avançada pelo Alfa, e Gestão e Marketing para Clínicas pela UNIFAST.
Fonte: ATW Comunicação