O suplemento alimentar já faz parte da rotina de ao menos uma pessoa em 59% das famílias brasileiras, de acordo com a ABIAD (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres). E os campeões de consumo são a creatina e a proteína (33%), vitaminas (22%) e minerais (19%). No topo do ranking dos consumidores estão as pessoas entre 35 e 44 anos, que fazem parte da geração Millenial.
No entanto, em meio a esse cenário, apenas 48% da população brasileira praticam regularmente alguma atividade física – ao menos duas vezes por semana –, segundo a pesquisa Saúde e Trabalho realizada pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) no final de 2023. Dos que praticam, 22% o fazem diariamente, 13%, ao menos três vezes por semana, e 8% duas vezes.
E é nessa soma de 13% + 8% que as farmácias vêm batendo de frente com body shops – lojas especializadas em atender quem busca suplementação alimentar -, uma vez que essa fatia dos clientes em geral é feita por pessoas que buscam uma vida mais saudável, não necessariamente o "corpo perfeito". A esse grupo somamos os integrantes da melhor idade.
Com ambientes mais tranquilos, com atendimento mais solícito e que entende as suas necessidades, sem "olhar de julgamento", as farmácias vêm ganhando o gosto desse público para a compra de suplementação. E em meio a esse novo comportamento do consumidor, o interior do Estado de São Paulo ganha um certo destaque, com números expressivos.
Destino de muitas redes de academia que vêm ampliando a sua atuação na região, o interior vem incitando muitas pessoas – até então sedentárias – a praticarem exercícios. Entre as cidades com mais academias no Estado atualmente estão entre as top 10: Campinas (231), Ribeirão Preto (120), São José dos Campos (105), Sorocaba (103) e Jundiaí (78), segundo a Cortex, plataforma de bigdata.
De acordo com os números registrados pela JLFIT Suplementos, uma das principais empresas fornecedoras de suplemento alimentar no estado de São Paulo, o consumo do interior, no canal farmácia, cresceu cerca de 12% em 2023, estando as regiões de Araraquara, São Carlos e Presidente Prudente como as que mais ampliaram suas demandas no período. A empresa atua em cerca de 390 municípios paulistas.
O brasileiro quer suplementos e a farmácia está promovendo um ambiente favorável para esse consumo, afinal, todo mundo que começa na vida fitness passa por um momento de adaptação em que requer menos julgamento e mais suporte. Ao final dessa análise a consequência será menos pessoas desistindo do projeto Verão, afinal, a pressão da comparação com os body builders será cada vez mais fraca.
Fonte: Seu Gestor de marketing