Mais de 100 novos domínios maliciosos e duas grandes campanhas de disseminação de phishing foram detectados pela Kaspersky logo na primeira semana de funcionamento do PIX. A ferramenta de transferências do Banco Central estreou na última segunda-feira (16) e está como destaque no noticiário desde que seu cadastro teve início. Porém, a empresa de segurança ainda não identificou ações específicas visando o novo sistema. O foco dos ataques é o roubo das credenciais da conta bancária das vítimas.

Segundo Fabio Assolini, analista de segurança sênior da Kaspersky no Brasil, os criminosos criam essas páginas falsas usando temas que estão na moda e a grande quantidade de endereços destaca quanto o tema é popular e o quão rápido os cibercriminosos se adaptam. Essas páginas simulam os internet banking de grandes instituições financeiras para roubar as informações de acesso das vítimas, como número de conta, CPF e senha. A maior parte desses sites fraudulentos usam o PIX misturado ao nome das instituições financeiras. Desde o anúncio do cadastro das chaves em outubro, 320 domínios maliciosos usando o termo "pix" foram identificados e bloqueados pela Kaspersky.

"Se comparamos a primeira semana do cadastro e a semana de estreia, podemos dizer que as atividades maliciosas estão mais intensas. Ao fim de três dias após o início do pré-cadastro, em outubro, tínhamos 70 domínios maliciosos encontrados. Já após as primeiras 72 horas do funcionamento do PIX, nesta semana, eram mais de 100. Além disso, detectamos campanhas de phishing financeiro voltadas para empresas, que movimentam valores muito maiores que a maioria das pessoas. Imagine o prejuízo para um pequeno ou médio empreendedor que tenham sua credencial bancária roubada por criminosos", alerta Assolini.

O especialista da Kaspersky explica que essas campanhas são chamadas de phishing (pescaria, em inglês), pois utilizam temas populares como "isca" para induzir usuários a informar seus dados aos golpistas, que irão cometer crimes: fraudes financeiras, compras online fraudulentas, entre outros delitos. Segundo levantamento da Kaspersky, o Brasil é o quinto país mais atacado por phishing no mundo .

Assolini recomenda que os cidadãos e empresas interessadas no PIX realizem o cadastro diretamente no site da instituição financeira e reforça a importância de ter uma solução de segurança que proteção proativa de phishing, como o Kaspersky Security Cloud. "Todas as soluções da Kaspersky já bloqueiam os sites falsos e impedem que a pessoa ou colaborador acesse o site", garante o analista de segurança.

Já para as organizações, Assolini recomenda a contratação de serviços de Threat Intelligence (inteligência de ameaças), como um feed de URLs de phishing financeiro. "A primeira ação depois da identificação dos sites fraudulentos é o bloqueio, mas logo em seguida atualizamos o sistema de inteligência para que as empresas assinantes recebam a informação e posam solicitar a remoção do site nos serviços de hospedagem", explica o especialista.

Sobre a Kaspersky

A Kaspersky é uma empresa internacional de cibersegurança fundada em 1997. Seu conhecimento detalhado de Threat Intelligence e especialização em segurança se transformam continuamente em soluções e serviços de segurança inovadores para proteger empresas, infraestruturas industriais, governos e consumidores finais do mundo inteiro. O abrangente portfólio de segurança da empresa inclui excelentes soluções de proteção de endpoints e muitas soluções e serviços de segurança especializada para combater ameaças digitais sofisticadas e em evolução. Mais de 400 milhões de usuários são protegidos pelas tecnologias da Kaspersky e ela ajuda 250.000 clientes corporativos a proteger o que é mais importante para eles. Saiba mais em https://www.kaspersky.com.br.

Fonte: JeffreyGroup Brasil

Eficiência para garantir água

31-10-2020 Hits:1292 Artigo / Coluna Fabio

A gestão eficiente dos recursos hídricos se tornou um imperativo para garantir a regularidade do abastecimento para a população.