O novo coronavírus se alastra para o interior do Estado de São Paulo. Além da vacina para a doença, o desafio dos pesquisadores é compreender o avanço dos casos, que seguem em crescente. A professora do Instituto Federal de Catanduva, Thaís Tinós, e o geógrafo Mateus Vidotti se uniram para mostrar a evolução da Covid-19 em Catanduva e em 13 cidades da microrregião.

O conteúdo, que traz um mapa atualizado, está disponível nas redes sociais e no site do IFSP Câmpus Catanduva (http://ctd.ifsp.edu.br/portal/).

O objetivo é contribuir para o entendimento da população e mostrar os riscos da doença. Os dados são coletados a partir dos boletins oficiais que são divulgados pela Prefeitura de Catanduva diariamente.

Os pesquisadores identificaram que 60 dias após o primeiro caso na microrregião, o número de pacientes que tiveram resultado positivo para coronavírus chegou a 170. Além disso, o estudo chama a atenção para os óbitos, que vem crescendo nas últimas semanas.

“Esse é apenas o primeiro produto do nosso estudo. Nas próximas semanas publicaremos novas análises e novos mapeamentos para a região e especificamente para Catanduva. Está ocorrendo uma rápida propagação da Covid-19 pelas cidades da microrregião nas últimas semanas e nosso município concentra cerca de 66,4% dos casos. Outro indicador é que 70% das mortes causadas pela Covid-19 na microrregião ocorreram no mês de maio”, destaca Thaís.

O estudo também chama a atenção para a baixa taxa de isolamento social. “Agora, com o crescimento exponencial dos casos confirmados na nossa microrregião, o isolamento social é decisivo para conter o avanço da doença e não sobrecarregar o sistema público de saúde”, complementa a pesquisadora.

O estudo continua com o acompanhamento do coronavírus para auxiliar as autoridades a planejarem as ações de controle do avanço da doença.

Imagem: Divulgação/ Facebook

Fonte: Prefeitura de Catanduva

Via de acesso ao campus do IMES recebe i…

07-01-2020 Hits:300 Cidade Fabio

A Prefeitura de Catanduva, por meio do Departamento de Elétrica, concluiu a instalação de luminárias em Led na avenida Daniel Dalto, no acesso ao campus do Instituto Municipal de Ensino...