A saúde da mulher deve ser sempre acompanhada por um médico ginecologista de forma periódica. Apenas um profissional capacitado poderá tratar e prevenir diversas doenças, como o câncer de mama, o que mais mata mulheres no Brasil e no mundo. 

A mamografia permite detectar diversas anomalias e outras doenças tratáveis, se descobertas em tempo hábil.

O mastologista e ginecologista Bruno Sabino, cooperado da Unimed Catanduva, explica que é essencial que as consultas comecem no período da adolescência. “Nesta fase, a mulher passa a receber orientações do médico ginecologista; mas quando falamos de mamografia, a orientação é que se inicie aos 40 anos e, assim, seja feita anualmente”, disse.

Quem não faz o acompanhamento regularmente, principalmente após a idade indicada a fazer os procedimentos anualmente, corre riscos de receber diagnósticos tardios. “Quando percebem a doença, como por exemplo os nódulos do câncer de mama, estes já podem estar grandes e mais difíceis de tratar”, completou.

Consequentemente, quem sofre com o diagnóstico tardio pode ser encaminhada a procedimentos mais agressivos, como mastectomia e quimioterapia. Há casos também de metástases, prognóstico ainda pior da doença.

Sobre o exame

A mamografia é um procedimento que apresenta baixa exposição à radiação quando realizada de forma correta. “O recomendável é que ela seja realizada apenas uma vez ao ano, exceto casos onde houver outra orientação do mastologista”, disse Bruno.

Além da mamografia, há outros exames que podem ser feitos, como ultra som e a ressonância magnética. “Cada um tem sua indicação para ser realizado, além de nódulos, é possível detectar microcalcificações agrupadas e suspeitas, cistos, assimetrias, entre outras muitas alterações que podem acometer as mamas”, completou.


Fonte: Ariane Godoi / Unimed Catanduva

Facebook anuncia ferramenta de videoconf…

25-04-2020 Hits:158 Tecnologia Fabio

O Facebook anunciou nesta sexta-feira (24) uma nova ferramenta de videoconferências no Messenger . Chamada de Rooms, a novidade vai permitir que usuários abram salas através de links, assim como...