Faltam 15 dias para o fim de 2020, um dos anos mais atípicos da humanidade. Principalmente para quem tinha uma rotina esportiva. Os atletas de alto rendimento tiveram que lidar com diversas adversidades e incertezas desde março. O afrouxamento do isolamento social, deu a oportunidade de agora, na reta final, algumas competições voltarem.

Todos estes percalços, permitiram uma reflexão não só dos atletas, mas da comissão técnica e todos os envolvidos sobre o tema. A inteligência emocional foi um pilar trabalhado pela equipe de psicologia do Esporte Clube Pinheiros com os atletas, para que eles ainda mantivessem o foco. Entender a mente e administrar bem o psicológico foi a chave para passar de forma mais sustentável por este momento de pandemia.

"Eles não podem sair para treinar porque precisam evitar contágio e preservar os seus familiares. Ainda estão vivendo a insegurança do adiamento dos Jogos Olímpicos. Viver com incertezas para qualquer pessoa é muito difícil, manter a motivação e o equilíbrio, tornou-se o principal objetivo" revela Melissa Voltarelli, Coordenadora da Psicologia Esportiva do Esporte Clube Pinheiros.

Para a psicóloga e especialista em esportes de alto rendimento, o mais importante é manter uma normalidade dentro da anormalidade, para confortar o nosso pensamento. E, não deixar a situação consumir todas as forças mentais, justamente para a ansiedade não se tornar algo prejudicial a nossa vida e desencadear outros problemas.


Para falar mais deste assunto, Melissa Voltarelli, psicóloga do Esporte Clube Pinheiros, lista 5 dicas que ensina aos atletas de alto rendimento para manter a saúde mental neste final de ano:

• Elabore novas metas, veja este tempo como um extra para alcançar os objetivos

Ver por outro ângulo, como um maior tempo de preparação para se conseguir o objetivo, traçar metas possíveis. Estabelecendo assim um cronograma da vitória! Se possível baixar alguns aplicativos para te ajudar como "Lojong", "Zen", "Insight Timer", "Querida Ansiedade" entre outros, que estão disponíveis tanto para android quanto para IOS, que ajudam nas crises de ansiedade.

• Se conecte com as pessoas que moram com você, não esqueça da importância da socialização

Muitos atletas viajam e não passam muito tempo com a família e agora têm a oportunidade de se reconectar ao ambiente familiar. Além de manter o contato com toda a equipe técnica, os amigos também ajudam na motivação, use a tecnologia a seu favor. Mesmo que o isolamento tenha se afrouxado, aproveite o final do ano para resgatar os valores que esta época do ano traz de forma virtual.

• Continue a rotina de treinos físicos

Continuar a treinar e a manter a forma física ajuda na liberação do estresse e evita que quando os treinos voltarem haja mais lesões. Alguns lugares já afrouxaram o isolamento, e por isso alguns esportes foram liberados, mas fique atento às restrições e aos horários. Porém, para quem ainda está em isolamento o ideal é necessário utilizar de criatividade para intensificar os treinos com a equipe técnica.

• Busque viver um dia de cada vez

O mais importante é saber que estar ansioso ou desmotivado faz parte, e que é necessário pensar um dia de cada vez. Sempre busque conversar sobre os seus sentimentos, seja em uma terapia ou com familiares. Ninguém precisa carregar tudo sozinho(a). Lembre-se: o ano já está acabando.

• Seja otimista

O parâmetro atual ainda é de muito cuidado, mas o mais importante é não perder a esperança e o foco dos nossos objetivos, e isso vale para todas as pessoas sejam elas atletas ou não. Isso vai passar e enquanto não passa vamos nos fortalecendo para sairmos deste momento melhores. Não há nenhum resultado físico, se o mental não estiver bom.

"O nosso clube está de portas abertas, com todas as medidas de segurança e autorizações dos órgãos responsáveis. A nossa psicóloga Melissa Voltarelli faz um excelente trabalho, fruto deste resultado já está sendo visível com algumas vitórias em campeonatos importantes, e nossos associados voltando para o clube", finaliza, Ivan Castaldi, Presidente do Esporte Clube Pinheiros.

Sobre o Esporte Clube Pinheiros
O ECP- Esporte Clube Pinheiros - nasceu em 1899 com a vocação para o esporte, cultura e educação. Com mais de 38.500 mil associados, a instituição entrega ao mundo atletas de alto rendimento, ensino de qualidade, e atividades dentro e fora do ECP que resgatam a sinergia entre as pessoas. Trata-se do maior clube da América Latina que agrega pessoas de várias faixas etárias, etnias, nacionalidades, e etc. A diversidade e o respeito são as nossas bases. Com uma infraestrutura adequada e tecnológica, o clube torna-se referência no esporte para os associados, parceiros, e brasileiros.

Fonte: Queissada

Michel Teló se apresenta em Olímpia

24-02-2024 Hits:335 Região Fabio

Michel Teló está na estrada com seu show e dia 01 de março, o cantor se apresenta no Aniversário de 121 Anos de Olímpia, que acontece no Recinto do Folclore...