Catanduva deu início à 2ª Semana Municipal de Combate ao Aedes aegypti nesta segunda-feira, dia 23. A primeira edição da campanha, que ocorreu em 2019, ganhou o apoio dos moradores da cidade, funcionários das empresas e de prédios públicos, além de mobilização intensa nas redes sociais.

Neste ano, a ação visa alertar a população sobre o início do período de chuva, que pode gerar focos do mosquito transmissor. A EMCAa (Equipe Municipal de Combate ao Aedes aegypti) reforça que, com atitudes simples e cuidados diários, é possível eliminar criadouros em casas e terrenos, prédios públicos e empresas.

A mobilização percorrerá diversos pontos da cidade, como hospitais, comércios e supermercados, até a próxima segunda-feira, dia 30, e terá o apoio das unidades de saúde do município para enfatizar a mensagem aos munícipes que comparecerem a esses locais. Diariamente, os funcionários abordarão o tema em sala de espera e nas visitas domiciliares realizadas pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

A orientação é que todos façam uma varredura diariamente em locais que possam acumular água, como ralos, piscinas, bebedouro de animais, vasos sanitários e de plantas, entre outros. Além disso, permitir a entrada dos agentes de endemias em casa é outro ponto fundamental para a prevenção.

Caso o morador identifique pontos com possíveis focos do Aedesm a denúncia é uma aliada importante, que pode ser feita de forma anônima pelo Disque Dengue, no telefone 3531-9200, pela Ouvidoria da Saúde, no 3531-9300, ou pelo aplicativo Ouvidoria Catanduva.

Sintomas

A Secretaria de Saúde recomenda que, ao apresentar algum sintoma, como febre, náusea, vômito, dores de cabeça, no corpo ou nos olhos, o cidadão procure pela unidade de saúde mais próxima da sua casa de forma imediata.

Imagem: Divulgação/ Prefeitura de Catanduva

Fonte: Prefeitura de Catanduva

Fábio Rabin lança promoção de reta final para show em Catanduva: “Matheus Meia”.

Leia mais...

Bebê morre afogado após cair em piscina em Novo Horizonte

Leia mais...

Mulher é conduzida ao Plantão Policial após causar danos em equipamentos da UPA de Catanduva

Leia mais...

GCM aborda motocicleta com adulteração de sinal identificador em Catanduva

Leia mais...

Semana do Cinema tem ingressos a partir de 10 reais e benefício exclusivo no Iguatemi São José do Rio Preto

Leia mais...

Sesi Barretos apresenta espetáculo "Raízes Sertanejas - Orquestra Sanfônica", nesta quinta, 10 de setembro

Leia mais...