A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da EMCAa (Equipe Municipal de Combate ao Aedes aegypti), concluiu um novo levantamento da presença de larvas do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. O índice geral foi de 0,9%, resultado que mantém o município dentro do limite considerado satisfatório, já que permanece abaixo do índice de 1% utilizado como referência pelos órgãos de saúde.

O levantamento é realizado periodicamente por amostragem em imóveis de diferentes regiões da cidade. Durante as visitas, os agentes verificam a presença de larvas e identificam os principais criadouros do mosquito, permitindo direcionar as ações de combate para os bairros que necessitam de maior atenção.

Em relação ao levantamento anterior, realizado em maio, quando o índice foi de 0,7%, houve um leve aumento para 0,9%. Apesar disso, o resultado continua dentro da faixa considerada satisfatória.

Ao todo, os agentes vistoriaram 3.000 imóveis distribuídos por diferentes regiões do município. As áreas que apresentaram maior índice de infestação foram:
* Área 3 – 2,00%
* Área 2 – 1,00%
* Áreas 1 e 5 – 0,67%
* Área 4 – 0,33%

Os bairros onde foram encontrados focos com larvas são:
Área 1: Residencial Lunardelli, Residencial Bosque das Laranjeiras, Parque Glória II, Jardim Bela Vista e Jardim Shangrillá.
Área 2: Glória VI, São Francisco, Conjunto Habitacional Euclides Figueiredo, Conjunto Polo Comercial e Industrial Professor Giordano Mestrinelli e Área Rural.
Área 3: Jardim Soto, Parque Iracema, Conjunto Habitacional Pedro Nechar, Jardim Alpino e Residencial Granville I e II.
Área 4: Centro e Vila Mota.
Área 5: Parque Residencial Flamingo, Vila Paulista, Conjunto Residencial Anuar Pachá e Jardim dos Coqueiros.

Entre os principais criadouros encontrados pelos agentes estão ralos internos, bebedouros de animais, pratos de vasos, vasos sanitários, piscinas fixas e desmontáveis, baldes, regadores, bromélias, depósitos de materiais de construção, ralos externos e vasos de plantas.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que, mesmo com o índice dentro da faixa satisfatória, o combate ao mosquito deve ser permanente. Nesta época do ano, os ralos internos e externos merecem atenção especial, pois se tornam um dos principais locais para a proliferação do Aedes aegypti.

O combate à dengue é permanente. A participação da população continua sendo fundamental para manter Catanduva com baixos índices de infestação e reduzir ainda mais os casos da doença.

Fonte: Prefeitura de Catanduva

Fábio Rabin lança promoção de reta final para show em Catanduva: “Matheus Meia”.

Leia mais...

Bebê morre afogado após cair em piscina em Novo Horizonte

Leia mais...

Mulher é conduzida ao Plantão Policial após causar danos em equipamentos da UPA de Catanduva

Leia mais...

GCM aborda motocicleta com adulteração de sinal identificador em Catanduva

Leia mais...

Semana do Cinema tem ingressos a partir de 10 reais e benefício exclusivo no Iguatemi São José do Rio Preto

Leia mais...

Sesi Barretos apresenta espetáculo "Raízes Sertanejas - Orquestra Sanfônica", nesta quinta, 10 de setembro

Leia mais...