O final de semana será de mobilização para vacinar crianças contra a poliomielite, a popular paralisia infantil. No “Dia D”, programado para o sábado, dia 17, Catanduva terá 23 unidades de saúde nos bairros com as portas abertas das 8 às 17 horas.

A etapa faz parte da Campanha Nacional de Vacinação contra a Pólio, destinada a imunizar crianças de 1 ano a menores de 5 anos, de forma indiscriminada. Nesse caso, as doses são aplicadas via oral, com as conhecidas gotinhas.

Já as crianças com menos de 12 meses terão a situação vacinal para poliomielite atualizada (seletivo) durante a campanha de multivacinação, com a vacina inavada poliomielite (VIP). O objetivo da vacinação é manter o país livre da doença.

Crianças e adolescentes menores de 15 anos também poderão atualizar a caderneta de vacinação, com a aplicação de doses pendentes, se necessário.

O objetivo do “Dia D” é facilitar a ida dos pais ou responsáveis ao serviço de saúde para atualização da caderneta de vacinação de seus filhos, garantindo a proteção a diversas doenças imunopreveníveis, melhorando as coberturas vacinais no país.

Atualmente, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) oferece 18 vacinas para crianças e adolescentes, com esquemas vacinais diferenciados, condição que impõe uma complexidade para a garantia de manutenção de altas coberturas.

Por conta da situação de pandemia, a vacinação e a organização do processo de trabalho das equipes de saúde serão realizadas mediante a adoção das medidas de proteção. O foco é minimizar o risco de disseminação Covid-19 nesse processo.

Balanço

Ainda é baixa a quantidade de crianças imunizadas contra a pólio em Catanduva. Prévia da Secretaria Municipal de Saúde aponta que 363 doses foram aplicadas na cidade, desde o início da campanha, no dia 5. Cerca de 5 mil crianças estão na faixa etária para a vacina. A meta é imunizar, ao menos, 90% desse público até o dia 30.

Fonte: Prefeitura de Catanduva

Exposição de Suculentas é prorrogada …

17-02-2020 Hits:271 Região Fabio

Devido ao sucesso, o Riopreto Shopping prorrogou a "Feira de Suculentas" até o dia 22 de fevereiro. Os clientes poderão conferir as diversas espécies dessa planta que vem sendo cada...