Com a confirmação de novos casos de sarampo no Estado de São Paulo, incluindo registros de internações de crianças não vacinadas, a Secretaria Municipal de Saúde de Catanduva reforça o alerta para a importância da imunização e convida pais e responsáveis a aproveitarem o período de férias escolares para verificar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes.

O recesso escolar, que tem início nesta terça-feira (1º), é considerado uma boa oportunidade para colocar a vacinação em dia e garantir a proteção contra uma doença altamente contagiosa, transmitida pelo ar e que pode causar complicações graves.

A principal forma de prevenção é a aplicação da vacina Tríplice Viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. O imunizante está disponível gratuitamente em todas as unidades de saúde do município.

Confira quem deve estar vacinado

De acordo com o Calendário Nacional de Vacinação:

  • Crianças: duas doses, sendo a primeira aos 12 meses e a segunda aos 15 meses de idade;
  • Pessoas de até 29 anos: devem comprovar duas doses da vacina;
  • Adultos de 30 a 59 anos: devem ter pelo menos uma dose registrada;
  • Profissionais da saúde: precisam comprovar duas doses, independentemente da idade.

A Secretaria de Saúde também orienta que os adultos aproveitem a visita à unidade de saúde para conferir a própria situação vacinal.

Manter a vacinação em dia é uma das principais estratégias para evitar a reintrodução do vírus e proteger toda a população, especialmente crianças, idosos e pessoas com baixa imunidade.

Fonte: Prefeitura de Catanduva

Fim de semana de grandes resultados para o esporte de Catanduva

Leia mais...

Homem é preso após ser flagrado com fios de cobre no Jardim Alpino, em Catanduva

Leia mais...

III Mostra do AEE apresenta práticas de inclusão desenvolvidas na Rede Municipal

Leia mais...

Dia D aplica 475 doses em Catanduva

Leia mais...

McDia Feliz 2026 é marcado por solidariedade e sucesso de público na região

Leia mais...

Usina São José da Estiva promove treinamento de segurança para jovens aprendizes

Leia mais...