No mês em que se comemora o Dia das Crianças, a médica oftalmologista, especialista em oftalmologia pediátrica, do Hospital do Olho de Rio Preto – HORP, Karina Shimizu, lembra que os cuidados com os olhos ainda no primeiro ano de vida são fundamentais para o desenvolvimento da visão criança.

Segundo a médica, os pais não devem esperar muito para levarem os filhos a uma primeira consulta de rotina com o oftalmologista. “É muito comum que os pais tragam as crianças ao consultório apenas no momento da alfabetização, mas o recomendado é que a visita aconteça ainda no primeiro ano de vida, de preferência até os seis meses”, reforça.

O olho é o órgão que mais se desenvolve nos 12 primeiros meses de vida, por isso, em uma avaliação oftalmológica nesse período, é possível realizar o diagnóstico precoce da grande maioria dos problemas visuais e, assim, garantir um tratamento mais eficaz.

A oftalmologista reforça que, mesmo que o bebê tenha feito o teste do olhinho, aquele primeiro exame nos olhos realizado assim que a criança nasce, é muito importante que os pais levem os pequenos para examinar os olhos, em especial, os recém-nascidos prematuros que nascem com menos de 1,5 kg. “Estes precisam de observação constante de um especialista, pois pode ocorrer alteração da retina”.

 

 

Os problemas oculares mais frequentes são o estrabismo, quando um olho fica alinhado e o outro desviado; erros de refração, que são alterações no grau nos olhos; e ambliopia ou olho preguiçoso, quando olhos são normais, porém um deles não se desenvolveu corretamente.

A especialista finaliza explicando que as crianças pequenas não precisam reconhecer letras ou objetos para uma consulta. Existem técnicas para examinar os bebês provocando movimentos oculares por excitação.

Sobre o HORP

Criado por um grupo de oftalmologistas, em 1980, o HORP oferece prevenção, diagnóstico e tratamento ocular à população de São José do Rio Preto/SP e região. Deste então, mais de 300 mil pacientes, de 3.200 cidades espalhadas pelo Brasil e pela América Latina, já receberam os cuidados e a atenção da equipe médica e dos colaboradores do hospital.

O HORP conta hoje com mais de 20 médicos oftalmologistas em várias áreas: catarata, córnea, estrabismo, glaucoma, lentes de contato, oftalmologia geral, oftalmopediatria, plástica ocular, refrativa e retina e vítreo.

Fonte: Venusca Borghi

Fábio Rabin lança promoção de reta final para show em Catanduva: “Matheus Meia”.

Leia mais...

Bebê morre afogado após cair em piscina em Novo Horizonte

Leia mais...

Mulher é conduzida ao Plantão Policial após causar danos em equipamentos da UPA de Catanduva

Leia mais...

GCM aborda motocicleta com adulteração de sinal identificador em Catanduva

Leia mais...

Semana do Cinema tem ingressos a partir de 10 reais e benefício exclusivo no Iguatemi São José do Rio Preto

Leia mais...

Sesi Barretos apresenta espetáculo "Raízes Sertanejas - Orquestra Sanfônica", nesta quinta, 10 de setembro

Leia mais...