Nesta terça-feira, dia 29 de setembro, é comemorado o Dia Mundial da Retina, data criada com objetivo de ajudar na conscientização da população sobre as Doenças Degenerativas da Retina, risco e prevenção.

O médico Guilherme Favaron, oftalmologista do Hospital do Olho de Rio Preto – HORP, destaca o importante papel que a retina tem na visão. “A retina fica no fundo do globo ocular, onde a imagem de tudo o que vemos é formada. Sem a retina, a nossa visão não seria possível”, assegura.

A retina, como qualquer parte do nosso corpo, também pode ser acometida por diversas doenças, sendo as mais comuns a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) e Retinopatia Diabética – doenças que em casos extremos podem causar a cegueira.

A Degeneração Macular Relacionada à Idade - DMRI é uma das principais causas de perda visual a partir dos 50 anos. Já a Retinopatia Diabética é uma das frequentes complicações nos pacientes diabéticos, a doença resulta das alterações de vasos sanguíneos, que causam má circulação na retina. O resultado é a perda da nitidez da visão que pode progredir até a cegueira. 

O especialista alerta ainda que a retina não pode ser transplantada, portanto, se não tratadas adequadamente e a tempo, as doenças da retina podem provocar danos irreversíveis. Por isso, a prevenção, praticada por meio dos exames de rotina, são extremamente necessários.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde - OMS, estima-se que 60% a 80% dos casos de cegueira no mundo podem ser evitados se diagnosticados e tratados no tempo adequado.

“Quando o paciente realiza, regularmente, consultas de rotina, é possível reduzir consideravelmente o risco de problemas na retina, pois atuamos de forma preventiva”, explica o oftalmologista.

Sobre o HORP

Criado por um grupo de oftalmologistas, em 1980, o HORP oferece prevenção, diagnóstico e tratamento ocular à população de São José do Rio Preto/SP e região. Deste então, mais de 300 mil pacientes, de 3.200 cidades espalhadas pelo Brasil e pela América Latina, já receberam os cuidados e a atenção da equipe médica e dos colaboradores do hospital.

O HORP conta hoje com mais de 20 médicos oftalmologistas em várias áreas: catarata, córnea, estrabismo, glaucoma, lentes de contato, oftalmologia geral, oftalmopediatria, plástica ocular, refrativa e retina e vítreo.

Fonte: Venusca Borghi

Vinte e sete cidades de São Paulo terã…

05-02-2024 Hits:326 Nacional Fabio

Inscrições para o Concurso Unificado terminam nesta sexta-feira (9/2)