A Prefeitura de Catanduva vai manter três unidades de saúde abertas no próximo final de semana – sábado e domingo, das 7 às 17 horas, para atender pacientes com sintomas de dengue. O funcionamento em esquema de plantão envolve as UBSs do Glória e da Vila Soto e o antigo Postão na rua Pará, onde hoje funciona o CEM. A medida leva em conta a evolução dos diagnósticos da doença na cidade.

Para acolher a demanda nesse período, as unidades foram especialmente preparadas. Os espaços contam com macas e cadeiras para soro e hidratação, além de equipe médica e de enfermagem. Dentre os procedimentos, os pacientes são submetidos a exames. A iniciativa visa ampliar a assistência aos munícipes em tratamento, além de desafogar a UPA, que funciona 24 horas.

Esse será o segundo fim de semana do esquema especial de atendimento descentralizado. Na semana passada, a procura nas três unidades de saúde somou 409 atendimentos. Apesar do movimento, os trabalhos fluíram sem contratempos. O cenário epidemiológico de transmissão de dengue vem sendo monitorado por equipe técnica da Secretaria de Saúde, que não descarta outras medidas futuras.

De acordo com boletim epidemiológico divulgado nesta sexta-feira, dia 7 de fevereiro, Catanduva tem 969 casos positivos de dengue e 1.859 notificações aguardam resultados de exames. Neste ano, três mortes provocadas pela doença foram registradas na cidade e outros dois óbitos estão em investigação.

Imagem: Comunicação/Prefeitura de Catanduva