Uma onda de empatia – é assim que os promotores do projeto "Doe Gentileza" avaliaram a ação desenvolvida com os colaboradores no AME Catanduva nos dias 4 e 5 de dezembro. Em sua primeira edição, o projeto transformou simples gestos de reconhecimento em momentos de forte emoção entre as equipes.


A iniciativa, idealizada pelo Centro Integrado de Humanização do AME, com apoio do Núcleo de Educação Permanente - NEP da Fundação Padre Albino, teve objetivo claro: fortalecer a política de humanização, estimular a prática da gentileza e promover ambiente de trabalho mais leve, colaborativo e acolhedor.

Durante a ação cada colaborador foi convidado a escrever mensagem de gratidão a um colega: alguém que tenha inspirado, ajudado ou feito a diferença no dia a dia. "Nome do remetente, nome do homenageado, mensagem e setor de trabalho eram os únicos requisitos — o sentimento, esse, surgia espontaneamente", explicou Lívia Mendes, enfermeira do Serviço de Controle de Infecções do AME e integrante do projeto. As mensagens foram recolhidas, separadas e entregues diretamente aos homenageados.

O resultado surpreendeu até mesmo os organizadores. As reações foram diversas: sorrisos, abraços emocionados, olhares de surpresa e até lágrimas. Para muitos, receber o reconhecimento por um gesto simples — e às vezes silencioso — teve impacto profundo.

A gerente de Enfermagem, Jaqueline Brambila, destacou o envolvimento da equipe. "Ficamos extremamente felizes com o engajamento. Ver os colaboradores dedicando tempo para valorizar uns aos outros mostrou o quanto pequenas atitudes podem transformar o ambiente de trabalho. Essa ação superou nossas expectativas."
Já Lívia ressaltou a força da gratidão como elo entre os setores. "A cada formulário recolhido, a gente percebia o carinho e a sinceridade das mensagens. Foi bonito ver a conexão e como a gratidão pode fortalecer relações no dia a dia. Com certeza vamos seguir ampliando essa iniciativa."
A equipe ressalta que o projeto será trimestral. "A cada ciclo, as equipes voltarão aos setores para entregar, pessoalmente, o "Formulário da Gratidão e Gentileza", garantindo que o reconhecimento continue fazendo parte da rotina. Mais do que uma ação pontual, o "Doe Gentileza" lembra que, dentro do ambiente de saúde, acolher também é cuidar", garantiu a equipe.

Fotos/Divulgação

Fonte: Alan Gazola - Fundação Padre Albino

Fábio Rabin lança promoção de reta final para show em Catanduva: “Matheus Meia”.

Leia mais...

Bebê morre afogado após cair em piscina em Novo Horizonte

Leia mais...

Mulher é conduzida ao Plantão Policial após causar danos em equipamentos da UPA de Catanduva

Leia mais...

GCM aborda motocicleta com adulteração de sinal identificador em Catanduva

Leia mais...

Semana do Cinema tem ingressos a partir de 10 reais e benefício exclusivo no Iguatemi São José do Rio Preto

Leia mais...

Sesi Barretos apresenta espetáculo "Raízes Sertanejas - Orquestra Sanfônica", nesta quinta, 10 de setembro

Leia mais...