A Secretaria Municipal de Saúde atualizou as notificações por dengue. De acordo com boletim epidemiológico, subiu para 773 o número de diagnósticos positivos da doença este ano e 1.819 notificações aguardam resultados de exames.

Exames recebidos indicam que a dengue foi a causa de três mortes em 2020. As vítimas foram uma idosa de 83 anos, um homem de 55 anos e uma jovem de 28 anos. Eles moravam no São Francisco, Vila Motta e Vila Celso. Outros dois óbitos estão em investigação.

Referente a 2019, mais uma morte foi confirmada por dengue. A vítima é uma idosa, de 77 anos, que faleceu em dezembro. Com isso, o número de óbitos sobe para seis. Ainda há um óbito registrado no ano passado em investigação.

Unidades de saúde estarão de plantão no feriado de Carnaval

As unidades de saúde de Catanduva vão funcionar normalmente durante o feriado prolongado de Carnaval. A determinação para o trabalho de todos os funcionários e abertura dos departamentos da Secretaria Municipal de Saúde na segunda, terça e quarta-feira, dias 24, 25 e 26, foi decretada pelo prefeito Afonso Macchione Neto.

No documento, o executivo justifica a medida pela situação epidêmica de dengue enfrentada pelo município, diante da necessidade de assistência integral e constante aos munícipes com sintomas da doença.

“Considerando ser imprescindível o acompanhamento diário da demanda por atendimento de saúde e tomada de providências em caso de avanço da doença”, ressalta o prefeito em trecho do decreto.

A decisão foi tomada após reuniões técnicas de enfrentamento da doença que contaram com a participação do prefeito e técnicos da Secretaria. Até então, os serviços básicos do setor não iriam funcionar, devido ao ponto facultativo estabelecido para o período nas repartições públicas do município.

O expediente será mantido em horário normal nas unidades de saúde e setores como a EMCAa (Equipe Municipal de Combate ao Aedes aeegypti), CEM (Centro de Especialidades Médicas), CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), Caps (Centro de Atenção Pscossocial), CRI (Centro de Reabilitação Integrado) e Programa IST/Aids. A equipe administrativa também se apresentará às atividades.

Os serviços considerados de urgência e emergência também funcionarão normalmente – 24 horas, como é o caso da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Central de Ambulância e Samu.

Fonte: Prefeitura de Catanduva

Dengue: Prefeitura reúne hospitais para…

30-01-2020 Hits:344 Saúde Fabio

A Secretaria Municipal de Saúde reuniu representantes dos hospitais da cidade, na tarde desta quinta-feira, dia 30, para tratar do atendimento oferecido ao paciente com suspeita de dengue. Estiveram presentes...