Na última quarta-feira, 18 de junho de 2025, o AME Catanduva recebeu novo equipamento para auxiliar nas cirurgias oftalmológicas, o Facoemulsificador Stellaris Elite, da Bausch + Lomb. O equipamento de última geração, utilizado em cirurgias de catarata, foi adquirido por meio da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) e representa precisão e segurança dos procedimentos cirúrgicos.

Médicos cirurgiões, enfermeiras e auxiliares de enfermagem do AME participaram treinamento prático para o manuseio do aparelho. A capacitação foi conduzida pelo técnico Guilherme de Melo Leonardo, da Bausch + Lomb, com o apoio de José Renato Mendes, técnico da empresa Okamed, empresa responsável pela manutenção dos equipamentos da unidade. Durante o treinamento, os profissionais puderam conhecer os recursos tecnológicos.

Para assegurar o pleno funcionamento e o melhor aproveitamento do Facoemulsificador, o técnico Guilherme também acompanhou uma das cirurgias realizadas na unidade, prestando suporte técnico durante todo o procedimento. "O facoemulsificador é um sistema de aprimoramento da visão que serve para cirurgias de catarata e retina. Ele é utilizado para fragmentar e remover a catarata através de uma microincisão, permitindo a inserção de uma lente artificial. Além disso, o sistema possui recursos para cirurgias de retina, como vitrectomia e fotocoagulação, oferecendo suporte tanto para cirurgias do segmento anterior quanto posterior", explicou o técnico Guilherme, que também destacou a importância dessa tecnologia para beneficiar os pacientes do AME Catanduva. "A presença de um equipamento como o Stellaris Elite eleva o padrão das cirurgias de catarata. Ele oferece maior precisão, segurança e conforto tanto para os médicos quanto para os pacientes, o que impacta diretamente na qualidade dos resultados cirúrgicos".

Referência – Em 2024, o AME Catanduva realizou 1.218 cirurgias de catarata. De janeiro a junho deste ano já somam 400 procedimentos.

Fotos/Divulgação

Fonte: Alan Gazola - Fundação Padre Albino

Votuporanguense perde de virada para a Juventus e complica acesso para elite

Leia mais...

Caminho da Fé: Olímpia apresenta projeto para integrar rota peregrina e aposta no turismo religioso

Leia mais...

CAIXA inicia operação das novas condições do Minha Casa, Minha Vida nesta quarta-feira (22)

Leia mais...

Presidente do Grêmio Catanduvense promete elenco renovado após estreia conturbada

Leia mais...

Motorista foge por 12 km da polícia e é preso com mais de 50 kg de maconha em Catanduva

Leia mais...

Carlinhos de Jesus é o mais novo Cidadão Catanduvense; título proposto por Marcos Crippa foi entregue em sessão solene realizada no Clube de Tênis

Leia mais...