As estações do outono e inverno são conhecidas por suas temperaturas mais baixas, mas, também, pela recorrente queda na umidade relativa do ar. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), níveis entre 50% e 70% são considerados ideais. Entretanto, em muitas regiões, esse valor chega a ficar abaixo de 30%, condição que pode ocasionar inúmeros problemas de saúde, principalmente, em indivíduos com problemas respiratórios.

Para o pneumologista Ricardo Domingos Delduque, da Unimed Catanduva, o momento é de iniciar os cuidados preventivos.

“A baixa umidade, associada às baixas temperaturas, dificulta a dispersão de partículas virais, bactérias, fungos e outros poluentes, que acabam ficando mais tempo suspensos no ar. Isso facilita a entrada de germes nos pulmões, ocasionando sintomas como secura nos olhos, nariz, garganta e nos lábios, além do ressecamento da pele”, ressalta.

Além disso, sintomas como sangramento nasal, cansaço e irritabilidade também podem ser causados pela baixa umidade relativa do ar. De acordo com o médico, cuidados simples e práticos são eficientes na prevenção. O principal deles é a hidratação. “É bastante eficaz como medida preventiva contra diversas doenças. Por isso, beba muito água, mesmo se estiver sem sede”, ressaltou.

Indivíduos com maior predisposição às doenças respiratórias, como a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e asma, e alergias devem redobrar os cuidados. 

Previna-se

- Hidrate-se. Beba água mesmo se estiver sem sede;
- Umedeça olhos e nariz com frequência;
- Evite exercícios físicos ao ar livre das 10h às 16h;
- Evite ar condicionado das 10h às 16h;
- Mantenha o ambiente arejado;
- Mantenha os ambientes umidificados (Ex.: estenda toalhas ou panos úmidos nos pés da cama/cabeceira ou uma bacia com água no quarto)

Tome Nota

A Unimed Catanduva disponibiliza semanalmente, em seu canal oficial do Youtube (https://www.youtube.com/unimedcatanduvaoficial), o quadro "Dica de Saúde". No canal, é possível conferir dicas de temas diversificados sobre a sua saúde, com a participação de médicos cooperados de diferentes áreas de atuação. O Dica de Saúde também é divulgado às sextas-feiras em nossas páginas do Facebook e Instagram.


Fonte: Helen Ventura/ Unimed Catanduva

Marquinhos Ferreira solicita ações urg…

12-09-2021 Hits:1385 Política Fabio

Diante da crescente onda de queimadas em toda a região, nos últimos dias, é necessária uma ação rápida e eficaz para combater os incêndios.