O Barretos Country Park & Resort, maior parque aquático temático de estilo country no Brasil, está construindo um inovador reservatório de termoacumulação com capacidade de armazenar 3,2 milhões de litros de água quente. Pioneiro na região, o reservatório promoverá tanto economia energética, quanto impacto ambiental positivo.
 
Com inauguração planejada para este ano, o projeto singular está definindo um novo padrão para parques no estado de São Paulo. Ao longo dos próximos cinco anos, o sistema irá atender todas as piscinas espalhadas pelos mais de 200 mil metros quadrados do complexo, iniciando com o novo espaço infantil - Kids Acqua Ville - que tem previsão de entrega para dezembro.
 
O principal objetivo do reservatório de termoacumulação é armazenar a água termal extraída do poço profundo localizado dentro do complexo. Essa água é retirada do lençol freático a quase 1.000 metros de profundidade e chega à superfície naturalmente em altas temperaturas.
 
"Quando as piscinas tiverem demanda de aquecimento, a água do reservatório fará a estabilização da temperatura por meio de trocadores de calor por indução, economizando energia elétrica e o mais importante: preservando a fonte natural de água, evitando a exploração excessiva do poço", explica Bruno Ferrare, gerente de engenharia do GR Group, grupo que administra o complexo hoteleiro e de lazer no interior paulista.

A água no reservatório fica acumulada a 53 graus, garantindo controle eficiente da temperatura das piscinas e assegurando que a água seja mantida sempre aquecida, de forma controlada, oscilando entre 28 e 35 graus. "Importante frisar que a água do reservatório não entrará em contato com a que está na piscina. Sensores e controles automáticos serão utilizados para monitorar o reservatório e ajustar o sistema de aquecimento, conforme necessário, para garantir que a água permaneça na temperatura desejada de forma sempre controlada, proporcionando maior conforto para nossos clientes".
 
Segundo Filipe Rezende, vice-presidente de Construção, Experiência e Hotelaria do GR Group, "o impacto é positivo no âmbito ambiental, já que economiza recursos naturais para a geração de energia térmica, reutilizando a água em múltiplas etapas durante o processo de aquecimento, o que resulta em um consumo menor de água após a interligação completa do sistema. Todas as piscinas do parque aquático serão atendidas pelo reservatório. Outro ponto é a filtragem otimizada da água e o tratamento químico adequado. Assim, com o novo sistema, o complexo terá economia de energia elétrica e redução dos custos de manutenção".
 
Winston Rezende, founder do GR Group, afirma que o reservatório de termoacumulação de água do Barretos Country representa um passo importante na agenda ESG do grupo, que vem ganhando mais tração desde o ano passado, com o reposicionamento da marca.
 
"Estou muito feliz. Estamos concretizando um sonho com esse projeto, que é histórico do ponto de vista ambiental, reaproveitando de forma inteligente os recursos naturais. Além de políticas de meio ambiente, de responsabilidade social e de governança, as práticas ESG que estamos trazendo para dentro do grupo também impactam positivamente nos negócios", afirma Winston Rezende.
 
O Masterplan do complexo aquático do Barretos Country Park & Resort prevê 25 piscinas, com 8.800 m² de lâmina de água em todo o complexo, o que equivalente a 9,8 milhões de metros m³ de água. Em cinco anos, o reservatório deverá atender 100% do parque aquático.

Fonte: Comunic

Prefeitura de Elisiário entrega álcool…

03-04-2020 Hits:1646 Região Fabio

Por determinação do prefeito Rubens, a competente e dedicada equipe da saúde de Elisiário começou nesta sexta-feira (3/4), a ENTREGA de álcool gel em todas as casas de Caputira, além...