O Santo Padre Leão XIV confirmou a criação da Província Eclesiástica de São José de Rio Preto, desmembrando-a da Província de Ribeirão Preto, atribuindo-lhe as Dioceses de Barretos, Catanduva, Jales e Votuporanga como Dioceses sufragâneas e elevando a sede episcopal de São José do Rio Preto a Arquidiocese Metropolitana. Ao mesmo tempo, o Pontífice confirmou a nomeação de Dom Antonio Emidio Vilar, sdb, como Arcebispo Metropolitano.
A Arquidiocese de São José do Rio Preto é a primeira criada em todo o mundo pelo Papa Leão XIV (logo nos primeiros dias de seu Pontificado). Na presente data, se destaca uma grande Santa Agostiniana: Santa Rita de Cássia. O pontífice, merece recordação, também é agostiniano.
As informações constam do Boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé publicado na manhã dessa quinta-feira, 22 de maio de 2025 e disponível em www.vatican.va (área superior do site, aba “Boletim da Sala de Imprensa”, “Bollettino quotidiano del: 22.05.2025” em “Rinunce e nomine”).
Dom Antônio Emílio Vilar, atual bispo diocesano, foi nomeado primeiro arcebispo e receberá o pálio das mãos do papa Leão XIV em missa na Basílica de São Pedro, no Vaticano, no dia 29 de julho. Será o primeiro encontro de Dom Vilar com o novo pontífice.
Na ocasião, Dom Vilar será revestido com o pálio na missa de instalação da nova Arquidiocese. A nova província foi desmembrada da Província Eclesiástica de Ribeirão Preto. O arcebispo de Ribeirão Preto, Dom Moacir Silva, fará a imposição do pálio sobre Dom Vilar.
De acordo com informações do Vatican News, o pálio é uma vestimenta litúrgica usada na Igreja Católica, consistindo de uma faixa de pano de lã branca que é colocada sobre ombros dos Arcebispos.
Sendo assim, o pálio é o símbolo da missão pastoral do bispo. O pálio é também a prerrogativa dos arcebispos metropolitanos, como símbolo de jurisdição em comunhão com a Santa Sé.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Arquidiocese de São José do Rio Preto
![]() |