TÚNEL terá 1,5 km de extensão, sendo 870 metros submersos

O Governo de São Paulo está apresentando o Projeto do Túnel Imerso Santos-Guarujá durante missão internacional na Dinamarca, Holanda e Noruega, com foco na atração de investimentos privados para obras estruturantes do estado. Um dos principais benefícios do empreendimento é a redução do tempo de travessia entre os dois municípios para até cinco minutos, por meio de uma ligação seca inédita no Brasil.

Atualmente, cerca de 21 mil veículos, 7,7 mil ciclistas e 7,6 mil pedestres cruzam diariamente o canal entre Santos e Guarujá por balsas e embarcações de pequeno porte. O túnel terá 1,5 km de extensão, sendo 870 metros submersos, com três faixas por sentido, uma delas adaptável ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), além de ciclovia e passagem para pedestres.

A estrutura conectará as regiões de Outeirinhos e Macuco, em Santos, ao bairro Vicente de Carvalho, em Guarujá, e foi planejada para permitir a integração dos sistemas de transporte público e reduzir a emissão de poluentes, ao substituir parte dos deslocamentos hoje dependentes de modais aquaviários a combustão.

Com investimento previsto de R$ 6 bilhões, o projeto será executado por meio de parceria público-privada (PPP), com concessão de 30 anos para construção, operação e manutenção. O leilão está marcado para 1º de agosto de 2025.

Fonte: Governo de SP

Novorizontino vence Avaí e chega à quarta vitória seguida na Série B do Brasileiro

Leia mais...

Dia Mundial da Alfabetização e a importância de respeitar etapas do aprendizado da leitura

Leia mais...

Funfarme recebe Augusto Cury, candidato à Presidência, para tratar de avanços na saúde e ensino médico

Leia mais...

Famerp abre Vestibular 2027 com 160 vagas e reforça tradição na formação de profissionais da saúde

Leia mais...

O cerco aos juros abusivos: como a tecnologia e as regras claras blindam o consumidor de práticas predatórias?

Leia mais...

São José do Rio Preto recebe ações de escuta e humanização durante o Setembro Amarelo

Leia mais...