A partilha do conhecimento vem se mostrando uma importante ferramenta no processo de aprendizagem. E se ela viesse acompanhada dos coleguinhas de sala? Foi com esse ponto de partida que o projeto de Leitura Estimulada foi implantado em todas as escolas da rede municipal de Catanduva.

A diretora de Orientação Pedagógica, Alessandra Cristina Garcia Stela, destaca que a iniciativa já existia desde 2013 em várias escolas da rede. Como os resultados se mostraram positivos, a proposta ultrapassou fronteiras para ser compartilhada com os alunos do Ensino Fundamental.

“Fizemos todo o planejamento para o desenvolvimento das atividades em sala de aula, com foco no estímulo à leitura, além de promover a interação dos alunos, o desenvolvimento e a convivência de maneira saudável, também atuando de forma a deixar a timidez das crianças de lado”, destaca Alessandra.

Todas as segundas-feiras, as escolas pausam as atividades para que o projeto ganhe voz. No período da manhã, a iniciativa é desenvolvida às 8 horas, enquanto que, à tarde, conquista os leitores a partir das 14 horas.

“Nós paramos as atividades, de forma temporária, para que as crianças possam ouvir uma nova história. Além de prestigiar o colega de sala, estimulamos a leitura, o prazer pelos livros e o desafio de trazer uma nova trama a cada semana. Depois dessa aula diferente, o aluno retoma a programação tradicional do dia”, completa.

A estreia ocorreu na segunda-feira, dia 17, quando os alunos do 5º ano contaram uma história. “Escolhemos essa turma para iniciar o projeto porque são crianças que não tem tanta timidez e servem de exemplo para os demais alunos. Dessa forma, quando chegar a vez da turma do 1º ano, por exemplo, as crianças se sentirão mais preparadas para a leitura”, finaliza Alessandra.

O projeto envolve alunos de 5 a 14 anos. A cada semana, uma sala é dividida em pares para que, um livro, escolhido pelos próprios contadores seja apresentado às crianças. “Agora mais definido, o projeto proporciona uniformidade ao trabalho, já que passa a ser desenvolvido em todas as escolas do Ensino Fundamental” destaca a secretária de Educação, Tânia Aparecida Ribeiro Fonseca.

Imagem: Divulgação/ Secretaria Municipal de Educação

AB Triângulo do Sol apoia campanha que …

13-09-2020 Hits:99 Saúde Fabio

Em parceria com a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), a AB Triângulo do Sol está apoiando a campanha Setembro Verde, iniciativa que ressalta a importância de...