Alunos do 5º ano do curso de Medicina da UNIFIPA/FAMECA iniciaram, nesta segunda-feira, 2 de fevereiro, as atividades do Internato Médico. A cerimônia de recepção da nova turma foi realizada na Sala Movimento e Saúde, no campus sede, e reuniu autoridades acadêmicas e representantes do corpo docente.

Na abertura o reitor da UNIFIPA, Dr. Nelson Jimenes, destacou a relevância do início do Internato para a formação profissional dos estudantes, ressaltando a importância dessa etapa na consolidação dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso. Na sequência, o diretor da Educação da Fundação Padre Albino, Bruno Dias, abordou o legado construído pela instituição e refletiu sobre o propósito da formação médica. Ele também mencionou a conquista da nota máxima (5) no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enamed) pela turma 51 da FAMECA, destacando o percurso acadêmico desenvolvido ao longo dos últimos anos e os desafios que se apresentam a partir do Internato.

O coordenador do curso de Medicina, Prof. Dr. Jorge Luís Valiatti, fez breve saudação aos alunos, reforçando a relevância do Internato para a trajetória profissional e para a prática médica e a Dra. Leila Renata Ramires Masteguin, do Departamento Jurídico da UNIFIPA, abordou aspectos relacionados às responsabilidades legais e éticas inerentes ao exercício da Medicina.

Encerrando a cerimônia, o coordenador do Internato, Prof. Dr. Murillo Antonio Couto, apresentou a dinâmica das atividades que serão desenvolvidas ao longo desta etapa do curso, esclarecendo aspectos práticos da formação.

Também estiveram presentes a pró-reitora de Ensino de Graduação, Extensão, Assuntos Comunitários e EAD, Profa. Dra. Andreia de Haro Moreno, e a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Profa. Dra. Ana Paula Girol. Ao todo, 106 alunos iniciaram oficialmente o Internato Médico nesta data.

Alunos do 2º ao 6º ano do curso retornaram às aulas nesta segunda-feira, 2 de fevereiro. Na recepção aos veteranos, o Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP) promoveu dinâmica em que os estudantes foram convidados a deixar mensagens positivas em painel que simboliza uma árvore sem galhos, representando o início do ano letivo. As mensagens, colocadas pelos alunos, simbolizaram as folhas da árvore. Durante a ação, também foram distribuídos picolés aos estudantes.

Currículo e estrutura do curso de Medicina

 

O curso de Medicina da UNIFIPA é organizado em três ciclos: Básico, correspondente à 1ª e 2ª séries; Profissionalizante, 3ª e 4ª séries; e Internato, 5ª e a 6ª séries. Durante o Internato, os estudantes desenvolvem atividades práticas nos hospitais Emílio Carlos e Padre Albino, mantidos pela Fundação Padre Albino.

 

Reconhecida pela qualidade do ensino oferecido, a Medicina da UNIFIPA possui acreditação do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Ensino Médico (ABEM), consolidando-se como uma das instituições de referência na formação médica no país.

 
Fonte: Luiz Felicio Chaves - FPA

Fábio Rabin lança promoção de reta final para show em Catanduva: “Matheus Meia”.

Leia mais...

Bebê morre afogado após cair em piscina em Novo Horizonte

Leia mais...

Mulher é conduzida ao Plantão Policial após causar danos em equipamentos da UPA de Catanduva

Leia mais...

GCM aborda motocicleta com adulteração de sinal identificador em Catanduva

Leia mais...

Semana do Cinema tem ingressos a partir de 10 reais e benefício exclusivo no Iguatemi São José do Rio Preto

Leia mais...

Sesi Barretos apresenta espetáculo "Raízes Sertanejas - Orquestra Sanfônica", nesta quinta, 10 de setembro

Leia mais...